terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Respiração de Samuray... (occasion - gelegenheid)

A respiração é a atitude mais importante que podemos ter para com nossa vida. Isso é percebido pelo tempo que conseguimos ficar sem ela. No ocidente não se dá nenhuma ou quase nenhuma importância para o ato de respirar. A respiração perfeita muda até os pensamentos.

Pela MTC sabemos que o Qi (bioenergia) se movimenta pelos Jing Mai (canais energéticos) na velocidade de um palmo a cada ciclo respiratório, ou seja, uma inspiração e uma expiração. A necessidade de inspirar totalmente é tal qual a de expirar completamente.

Respirar é trocar o puro pelo impuro, na concepção mais ampla da frase. Em momentos de desequilíbrio, a correção da respiração se faz necessária. Os samurays utilizavam-se de uma técnica importante para recuperar rapidamente o equilíbrio. Nos momentos de ansiedade, nervosismo, tensão, insônia, e outras oscilações do centro emocional, a Respiração de Samuray é super eficaz.

Imaginemos que existam 4 pulmões. Pulmão 1 que fica no abdômen. Pulmão 2 que fica no tórax. Pulmão 3 e 4, menores, que ficam sob a clavícula esquerda e direta, respectivamente.

A RS deve ser realizada inflando os pulmões na ordem numérica apresentada. Pulmão 1, 2, e os 3 e 4 ao mesmo tempo. Para melhor trabalhar os 3 e 4, deve-se levantar, suavemente, as clavículas. Resumindo, primeiro todo o pulmão 1, imediatamente após o 2, e os pulmões 3 e 4 são inflados ao mesmo tempo, na seqüência do 2.

As posições corporais ideais para a prática são: deitado de barriga para cima ou em pé na posição de “eixo”. Se deitado, com o copo totalmente relaxado. A posição de “eixo” é conseguida com os pés abertos na largura dos ombros e paralelos. Os joelhos um pouco fletidos, não devem estar retos. O quadril relaxado como se estivesse assentado em um banquinho. A coluna ereta e o nariz apontando para o horizonte. Os braços soltos naturalmente. O corpo deverá ter tensão somente nos músculos que permitem ficar de pé.

A inspiração é realizada pelas narinas e a expiração pela boca, sem contraí-la. Relaxamento é o segredo para o resultado. Os olhos podem e devem ficar fechados para facilitar a interiorização. Apenas 5 minutos dessa prática são o suficiente para resultados satisfatórios. Seria bom tomar como hábito a RS antes de toda atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário