segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidados com os Testículos... (rakovina - eistu - Krebs)

Algumas coisas são consideradas comuns, mas nem sempre vêm à tona popularmente. Sempre ouvimos falar do câncer de mama, mais comumente encontrado nas mulheres, podendo ser diagnosticado também em homens.

As mulheres são orientadas para o “toque das mamas”, um artifício diagnóstico para detectar precocemente o câncer de mama. Já os homens são orientados para fazerem o “toque da próstata”, também com o objetivo de identificarem precocemente o câncer de próstata.

Quero aqui salientar o aumento da incidência de câncer nas gônadas sexuais masculinas, os testículos. É de grande importância o auto-exame ou “TOQUE NOS TESTÍCULOS”. Diagnosticando rapidamente o mal nessas gônadas, evitam-se maiores traumas na condução do tratamento como, por exemplo, a orquiectomia (remoção cirúrgica do testículo).

Estima-se que apareçam em torno de 7.500 novos casos de câncer de testículo a cada ano no Brasil. A incidência de câncer de testículo entre homens brancos quase dobrou nos últimos 40 anos. Câncer de testículo é 4,5 vezes mais comum entre homens brancos do que em homens negros. Cerca de 3 em cada mil homens americanos desenvolverá câncer de testículo em algum momento durante suas vidas.

Este é o câncer mais comum em homens na faixa etária de 15 aos 35 anos de idade, podendo no entanto, ocorrer em homens de qualquer idade. Se o câncer de testículo é tratado antes que a doença atinja os nódulos linfáticos, a taxa de cura é maior que 98%. Esta alta taxa de sucesso no tratamento demonstra a importância da detecção precoce realizada pelo paciente durante o auto-exame. (dados estatísticos: Instituto André Milanezi)



Homens com um testículo ausente na bolsa escrotal (saco) ou parcialmente "descido" (retrátil), têm um alto risco para desenvolverem câncer nesse testículo. O nível sócio-econômico pode também ser relacionado ao câncer de testículo. Trabalhadores e profissionais de alto nível têm um alto risco para câncer de testículo em relação a outros grupos de homens.

Muitos cânceres de testículo são descobertos pelos próprios homens, acidentalmente ou durante o auto-exame de testículos. Esse poderia ser iniciado na adolescência e é tão importante para os homens quanto o auto-exame mamário é para as mulheres. Se realizado mensalmente, resultará no diagnóstico precoce de tumores testiculares e pode aumentar as taxas de sobrevida.

Como Fazer o Auto-Exame?



O auto-exame deve ser realizado mensalmente, durante ou logo após o banho de chuveiro com água morna ou na banheira, ocasião em que os testículos se apresentam mais relaxados.

- Estando de pé, cada testículo pode ser examinado delicadamente pelos dedos de ambas as mãos

- Coloque um polegar acima e os outros dedos abaixo. Delicadamente, o testículo deve ser examinado entre os dedos, sentindo-se nódulos, inchaços ou outras mudanças. O mesmo processo deve ser repetido com o outro testículo. O testículo normal é oval com consistência firme e elástica.

Sinais de Alerta

O câncer de testículo pode se apresentar com vários sintomas ou pode não ter qualquer sintoma. O primeiro sinal é um leve aumento de um dos testículos.

O sinal mais comum de câncer de testículo é o aparecimento de um pequeno nódulo duro não doloroso, do tamanho de uma ervilha, que é freqüentemente encontrado na parte anterior ou nas laterais do testículo. Outros sinais como aumento da bolsa escrotal, amolecimento incomum, dor, dificuldades urinárias, aumento de nódulos linfáticos no cordão inguinal, amolecimento da região mamária (ginecomastia), dor imprecisa ou sensação de peso no abdome inferior ou na virilha devem ser informados ao seu médico imediatamente.


5 comentários:

  1. Um dia estava tomando banho e, de repente, uma fincada bem forte no testículo esquerdo. Se não fosse por esse dia, talvez nunca procurasse auxílio, pois as funções erétil e ejaculatória não são afetadas pelo tumor testicular e meus exames de sangue nunca se mostraram alterados (nem mesmo os marcadores). Após um ultrassom, o tumor foi diagnosticado...um choque para quem nunca fumou, bebeu, não tem o hábito de "junk food". Isso porque estamos acostumados a verificar o sangue, mas um ultrassom de nossas bolas não é algo que se possa ter como rotineiro. A remoção do testículo foi feita 10 dias após o diagnóstico em uma incisão na região inguinal, com duração total de 40 minutos. Quase 9 meses após a cirurgia, faço controles laboratoriais e de imagem a cada 3 meses e nada foi constatado, contrariando, até o momento, algumas profissionais que sugerem uma carga do que chamam de radioterapia profilática. Penso que o ideal seja evitar ao máximo radiação ou medicamento para atacar um inimigo que nem mesmo sei se remanesce. Há exemplos de pessoas conhecidas que passaram pela mesma situação...o jogador da NBA, Nenê Hilário ou mesmo o Armstrong, diversas vezes campeão da Tour de France.
    Represento o exemplo de uma pessoa que, mesmo sem vícios e desportista, fui acometido por uma desagradável surpresa. Por outro lado, também sou uma pessoa que exigiu um esforço excessivo do corpo de da mente por quase dois anos, com trabalho demasiado, sem ajuda para regular a energia e a capacidade energética. O resultado natural foi a resposta do corpo... uma pancada. Hoje tudo caminha bem. Homens...façam o autoexame, peguem em seus testículos com outra visão, a visão da saúde e do bem estar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo, primeiramente, quero agradecer-lhe pelo seu delicado e sincero relato. Realmente, nossa visão ocidentalizada nos coloca muito longe do que é o cancro e suas formas de tratamento. É fundamental que procuremos nos manter em equilíbrio energético, única forma preventiva para todas as desarmonias. Certa vez, perguntaram ao homem: "- Porque você se trata sempre, qual sua doença?" E ele respondeu: "-Eu não tenho doenças, eu me trato para não adoecer!"
    Anônimo, obrigado pela sua visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE OBSERVO A IMPORTÂNCIA DE UM EXAME ACURADO..! MUITO BOM O ALERTA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloir, Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  4. Estive aqui em 2011.
    Estou novamente aqui em 2017.
    O tratamento de vossa acupuntura tem me proporcionado o fortalecimento do organismo e já se vão 6 anos. Um dia o pulmão, outro dia o fígado, outro dia o rim...independentemente da área e técnica utilizada, só reporto o aumento de meu bem estar. Obrigado

    ResponderExcluir