segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comendo Saúde... (longevity - cuore - sydän)

Conheça as propriedades do alho roxo e do azeite extra virgem unidos num único tratamento onde previne a arteriosclerose e seus riscos, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos, acelera as funções metabólicas, produz efeito protetor e tônico da epiderme e estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.

Azeite de Oliva

O método tradicional de produção de Azeite de Oliva é esmagar a azeitona entre duas prensas de pedra com movimentos opostos, até que o fruto fique reduzido a uma pasta. Esta pasta é espalhada sobre finas peneiras, que são colocadas umas sobre as outras e pressionadas com pesos. Há outros métodos mais modernos, mas os azeites "prensados a frio" são feitos desta forma. O calor permite que se extraia maior quantidade de óleo, mas de pior qualidade. Também são considerados outros fatores como a cor, o sabor e o aroma, mas a qualidade está estreitamente ligada ao percentual de acidez. O azeite extra virgem tem apenas 1 grau de acidez e é o mais fino. O azeite virgem deve ter no máximo, 3 graus de acidez.

A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio e produto de beleza, entre outros. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade.

Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos. Ele possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.

As gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturadas (matéria desse blog–Gordura, pra que serve?), como é o caso do azeite de oliva, chave para uma saúde melhor.

- Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos
- Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
- Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível
- Não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos
- Acelera as funções metabólicas
- Produz efeito protetor e tônico da epiderme
- Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.

As últimas novidades nutricionais coincidem em assinalar que o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Além disso, numerosos pesquisadores, médicos e nutricionistas afirmam que o azeite de oliva é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.

Alho - Allium Sativum

O alho é um parente das cebolas e alho-porós, tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida combatendo infecções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento e muitas outras propriedades. Acredita-se que a maioria dessas propriedades se deve à riqueza de substâncias sulfurosas na sua composição. A ação mais saudável do alho é sua capacidade de melhorar as condições cardíacas, suas ações germicidas e anticancerígenas. Enfim, o alho é um dos alimentos acessíveis mais saudáveis.

Não é de hoje que o alho recebe o atributo de alimento bom para saúde. No célebre papiro de Ebbers, de 2.550 a.C., havia mais de 20 receitas à base de alho indicadas para combater infecções, dor de cabeça e faringites. Outros documentos datados de 3.000 anos A.C., elaborados pelos Babilônios, Chineses e Romanos também mostraram o uso do alho como medicamento. Hipócrates, pai da medicina moderna, demonstrou com detalhes, o uso do alho como diurético e laxante. Plínio e Galeno, médicos romanos, também utilizaram o alho para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos, pressão alta, senilidade e impotência. Nas anotações de Marco Pólo há várias mostrando o uso do alho pelos chineses para desintoxicação.


É lógico que a evidência clínica do valor efetivo do alho, tanto na prevenção quanto no tratamento de inúmeras afecções não se justifica apenas pelo seu conteúdo de minerais e vitaminas. Várias pesquisas têm atribuído seus efeitos terapêuticos pela presença de algumas substâncias. As mais importantes delas, quando o assunto é coração, são:

•Óxido dialildissulfeto, com capacidade de reduzir os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue.
•Germânio: elemento condutor de oxigênio com ação revigorante e rejuvenescedora, graças à sua capacidade de conduzir oxigênio, agente hipotensores que ajudam a controlar a pressão arterial sem provocar efeitos secundários.
•Selênio: um mineral protetor do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial.

Para completar o alho ainda tem alicina e alina, ambas com efeitos antibactericida e antiinflamatório. A gordura das artérias, aquela que deve ser eliminada quando em excesso, é chamada de Colesterol e o alho tem as seguintes propriedades:

•Previne doenças coronárias e circulatórias. Efeito hipotensor devido a vaso dilatação periférica, sobretudo nas pernas, olhos e cérebro. Recomendado para tratar a esclerose cerebral.
•Previne infartos
•Reduz a coagulação do sangue
•Reduz a pressão sangüínea
•Previne a agregação plaquetária; útil em tromboses e arterioscleroses.
•Combate infecções bacterianas, viróticas e fúngicas (para tratamento de fungos em dermatofitos que afetam a pele e leveduras, como Cândida Albicans).
•Diminui o risco de câncer do estômago, gástrico e outros.
•Reduz os níveis de açúcar e glicose, ajudando no tratamento da diabetes.
•Efeito hipo-colesterolemiante (tratamento do colesterol).
•Efeito anti helmíntico suave (Tratamento de parasitas intestinais).
•Efeito expectorante.

Também se usa para combater problemas artríticos, inclusive em forma de tintura, ou em outras formas: para uso externo, e ainda em frieiras e verrugas. Em alguns lugares é usado, igualmente, como preventivo do cancro.

O Alho contém fructosanos (cadeias de moléculas de frutose) em abundância que lhe conferem una clara ação diurética. O seu óleo essencial contém dissulfuro de alilo proveniente da decomposição da alicina por ação de uma enzima, a alizinase. Contém vitamina A, B1, B2, C, uma amina do ácido nicotínico, colina, hormonas, alicetoína I e II, ácido sulfociánico, iodo e vestígios de urânio. Esta complexa composição faz com que o alho tenha uma ação muito diversificada no organismo.

Alho com Azeite de Oliva Extra Virgem

Resultados conhecidos:

•Desaparecem as dores de articulações;
•Limpeza das artérias devido a presença dos ácidos graxos insaturados do azeite;
•Dissolve sangue pisado em derrame ocular, trombos.
•Protege contra gripes e infecções;
•Melhorar poder das cordas vocais;
•Limpa pulmões.

Como preparar:

•Um dente de alho para cada 20 quilos de peso.
•Esmagar os dentes alho cru, e colocá-los dentro do Azeite de Oliva Extra-Virgem (um ou duas colheres da sopa) por um prazo mínimo de 30 minutos.
•Pode-se colocar a mistura no alimento habitual, ou em caldos quentes.

Como usar:

•O tratamento é feito à noite, pois sobrevém uma sonolência e depois sono profundo e reparador.
•Esse tratamento deve ser feito durante 4 meses seguidos.
•Depois desse período descansa uma semana para cada mês.
•Deve ser combinado com outros tipos de alimentos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário