domingo, 11 de março de 2012

A pós-graduação da infelicidade... (insomnia - Schlaflosigkeit - insomnio)


O nosso processo atual de vida nos obriga a tomar determinadas posições muito precocemente. É incrível que um jovem, com mais ou menos, 17 anos tenha que definir sua profissão, sua carreira.

É por isso que nos encontramos com profissionais tão ruins nos atendendo em vários setores da nossa sociedade. A culpa não é deles. A falha aconteceu no recrutamento, possivelmente por um profissional que também não saiba o porquê da sua escolha em estar ali.

Escolha prematura é terrível e acontece no campo afetivo também. Atualmente menos, mas ainda existe uma pressão pelo casamento precoce na nossa sociedade. Em alguns casos essa pressão é interna.

Quando se escolhe o parceiro(a) para uma união afetiva, na maioria das vezes, ainda não se tem a maturidade necessária para uma avaliação pormenorizada desse ato. A maturação vai se dando suavemente através do tempo, e quando percebemos, estamos nos perguntando... “Quem é essa pessoa que convivo há X anos?” Em alguns casos, tristes casos, achamos uma resposta infeliz.

Acontece que não somos os únicos culpados pelas escolhas erradas que fizemos na nossa idade mais tenra. Nessa idade ainda não sabemos como lidar com as pressões culturais, religiosas, familiares e internas. O jovem é um vulcão de sonhos e de fantasias, é muita energia com pouca experiência de vida. Até aí, tudo bem, somos quase vítimas.

O que não se pode entender é um indivíduo maduro, experiente, consciente das falhas cometidas no passado mantendo-se na infeliz caminhada que iniciou. Esse comportamento é comumente confundido com depressão. Na clínica diária percebe-se um número enorme de pessoas procurando tratamento para depressão, quando na realidade, estão precisando parar a pós-graduação na infelicidade.

Chega uma hora em que precisamos trocar de profissão, cargo, ou até mesmo, o parceiro(a) de caminhada, caso queiramos ser felizes. Não dá para ser inteiro teimando em algo que não existe mais. Para nos sentirmos bem, precisamos atuar a favor do nosso bem maior, a felicidade. Não existe salário que compense a má escolha profissional, assim como, o preço do imóvel não vale a desarmonia da união incorreta.

O indivíduo percebe que está na profissão que não o faz feliz e, mesmo assim, faz pós-graduação, mestrado, doutorado. Percebe que não se uniu a pessoa mais indicada para o seu caminhar e, mesmo assim, acumula filhos e programa uma linda festa de bodas.

Contudo, não faço uma crítica, mas um alerta explicitado pela longa vivência na relação “Curador x Curado”. Sei que para os que a coragem de ser feliz ainda é injustificada, tudo isso parece sem solução, mas é bom saber que o final desse caminho é muito triste. A solidão e a doença serão os únicos que permanecerão ao seu lado, mesmo que pós-graduado. São as bodas do casal “rivotril x fluoxetina”.

A revista SUPER INTERRESATNTE tem uma matéria sobre o tema, com estatísticas impressionantes. Vide: http://super.abril.com.br/saude/nacao-rivotril-587755.shtml

6 comentários:

  1. Se tivesse começado cedo,te diria :
    Poderia ter aproveitado mais
    Poderia ter esforçado mais
    Poderia ter errado mais ,mais acertar mais com meus erros.
    Poderia até ser mais feliz satisfazendo e sentindo satisfeita ,
    Acho que devemos correr riscos mais cedo,temos mais tempo para concertar ,queria que o tempo voltasse para mim .
    queria ter uma chance na vida ou aproveitar aquela que a vida deu e eu deixei passar por pensar que mais tarde eu faria melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá Aquila!

      Primeiramente, obrigado pelo seu comentário.

      Aquila... você já percebeu que quando morre alguém, sempre ouvimos algo do tipo: "Morreu tão cedo"... independentemente da idade da vítima?!

      Pois bem, qual é a melhor idade para sermos felizes???

      Se tivéssemos a certeza do dia da nossa morte, poderíamos sim estabelecer que passamos da hora de provocar mudanças. Viver esperando pela morte é o mesmo que estar morto, talvez pior.

      Imagino que você não sabe qual a data da "Grande Mudança", enquanto isso sugiro que vá fazendo pequenas mudanças... é uma boa maneira de "preparar as malas".

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Não existe idade para ser feliz ,pode ser precocemente,maduro.O que importa é que sejamos .Não penso em morte para fazer minhas mudanças,eu só não sei como,não sei decidir,essa grande mudança que voce fala eu não sei se conseguirei ,talvez pqnas,mas que não impeça que possa chegar la .E ai talvez eu não leve malas renovarei tudo e deixarei para trás tudo que não quero lembrar.
    Este texto me deu uma sacudida quem sabe está ai o começo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aquila, Bom dia!

      Estou muito contente com seu comentário. Criei esse Blog com o objetivo de sacudir as pessoas, provocar reflexões. Quando vejo isso acontecendo fico satisfeito, ainda mais quando deixam comentários.

      Não devemos mesmo pensar na morte, devemos é concretizar nossos sonhos antes que a morte pense em nós.

      Aquila, acredito que o caminho é esse mesmo. tudo que existe é porque alguém idealizou e concretizou. Continue nesse incessante e delicioso exercício do auto conhecimento. Você conseguirá tudo que seu coração Realmente desejar. Seja Feliz!

      Excluir
  3. Dizem que a busca da felicidade se dá de várias maneiras.Não creio! Hoje acredito que esse sentimento só virá a tona como consequência de série de comportamentos que provavelmente antes não tínhamos consciência, mas hoje podemos avaliar. Conhecer cada vez mais e melhor a nós mesmos e agir de acordo com que o externo (sonhos, desejos) seja compatível com o interno (comportamento). Adendo: Papel de vítima por mais que seja não cabe mais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe!
    Acredito também que esse caminho é o melhor. Como as demais coisas em nossa vida, a felicidade pode ser construída. Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte mais vezes.

    ResponderExcluir