segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cuidados para os Rins... (nephritis - néphrite - нефрит)

Em época de tanta preocupação com a saúde e atenção redobrada sobre a origem dos medicamentos, o uso de plantas medicinais está ocupando, novamente, grande espaço nas famílias. No inverno os rins deficientes tendem a apresentar mais problemas e podem ser ajudados pela Panacéia.

A planta conhecida popularmente como PANACÉIA (Solanum Cernuum), recebe esse nome, provavelmente, por sua atuação multifuncional. Ela é uma planta arbustiva, medindo cerca de 2 a 3 metros, com caule extremamente piloso, com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos pelos, parecendo uma patinha do bicho preguiça e é por isto que também é conhecida como braço-de-preguiça. Suas folhas são de um verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro, com a presença de muitos pelos. Seu aroma é muito intenso na hora de preparar o chá e muitas pessoas acabam desistindo do tratamento, reclamando do seu sabor, embora ela tenha grande poder curativo.

Ela possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e, especialmente, infecções urinárias. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas. Antigamente também era muito utilizada em doenças venérias e até mesmo no tratamento da gonorréia. Ainda hoje é empregada para reumatismo, distúrbios uterinos, como calmante para pessoas com problemas de coração. Também possui ação para desobstruir o fígado, facilitando os processos digestivos, além de possuir ação hemostática.

Antigamente pegavam suas folhas, davam uma leve tostada no forno a lenha e preparavam um chá que diziam que era muito saboroso. Provavelmente pelo fato de ser aquecida, seus óleos se evaporavam e o sabor do chá ficava bem melhor. Mas o que importa é que podemos nos beneficiar muito das qualidades desta planta que é nativa do Brasil e encontrada principalmente na região sudeste e sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário