quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sabores das Ervas... (five flavors - cinq saveurs)

Houve, recentemente, o pedido de um amigo para esclarecer sobre os “5 sabores das ervas” ditos na MTC. É um tema por demais abrangente e que necessitaria de um conhecimento pormenorizado das bases de medicina chinesa, porém tentarei apresentar o suficiente para esclarecer a curiosidade.

As ervas podem ser classificadas segundo suas propriedades térmicas, ou seja: quentes, mornas, frias e geladas, e ainda pode-se falar numa quinta propriedade, a neutra. No entanto, como ervas de natureza neutra tendem a ser levemente mornas ou frias, usa-se geralmente o termo “quatro propriedades”.

Ervas frias e geladas diferem na sua propriedade térmica apenas em grau, e na maioria tem os efeitos de dispersar o calor, eliminarem o fogo, removerem substâncias tóxicas, nutrir o yin, e são usadas para curar síndromes de calor yang.

Em contrapartida, ervas de natureza morna ou quente normalmente têm os efeitos de dispersar o frio, aquecerem o interior, fortalecerem o yang, tratar colapsos, e são por isto usadas para tratar síndromes de frio yin. Ervas de natureza neutra podem ser usadas para síndromes yin ou yang.

O termo “sabor” refere-se não necessariamente à sensação no paladar causada por uma substância, nesse contexto, mas sim à uma propriedade da substância que é determinada de acordo com seus efeitos no organismo (em termos fisiológicos). Assim, os sabores de muitas drogas descritos nos textos de matéria medica são muitas vezes diferentes do gosto real das drogas.

Há sete sabores: picante, doce, amargo, azedo, salgado, ausente e adstringente. Como normalmente os sabores doce e ausente coexistem, e azedo e adstringente têm os mesmos efeitos, usa-se habitualmente a expressão “cinco sabores”.

Picante: as ervas picantes têm efeitos de dispersar o agente patogênico exógeno do “exterior” do corpo e de promover a circulação do QI (energia) e do Xue (sangue). São normalmente usadas para tratar condições leves e do exterior devido a agentes patogênicos exógenos, estagnação de Qi/Xue.

Doce: têm os efeitos de nutrir, repor, tonificar ou enriquecer diferentes partes ou órgãos do corpo, normalizando a função do estômago e do baço, harmonizando os efeitos de ervas diferentes, aliviando o espasmo e a dor. São normalmente eficientes para tratar síndromes de deficiência, tosse seca, constipação devido à secura dos intestinos, desarmonia entre o baço e o estômago, e vários tipos de dor. Além disso, também são desintoxicantes.

Azedo: têm os efeitos de induzir a adstringência e parar as perdas (de substâncias do corpo). São freqüentemente usadas para tratar suor devido à debilidade, tosse crônica, diarréia crônica, emissão seminal, espermatorréa, enurese, micção freqüente, leucorragia crônica, metrorragia ou metrotaxia.

Amargo: as ervas de sabor dito amargo têm os efeitos de dispersar o calor, eliminar o fogo, dominar a rebelião do Qi ascendente enviando-o para baixo (para tratar tosse e vômitos), relaxar as vísceras, e eliminar a umidade. Tais ervas são usadas para síndromes de fogo, tosse com dispnéia, vômitos, constipação devido à calor-cheio, síndromes de calor-umidade, de frio-umidade e outras.

Salgado: têm efeitos de aliviar constipação por purgação, e dissolver e amaciar massas duras. São usadas para tratar fezes secas e constipação, escrófula, gota, massas abdominais e outros problemas.

Ausente: têm efeitos de expelir umidade e induzir a diurese, e são usadas normalmente para edema e disuria.

Adstringente: tem ações similares às ervas de sabor azedo.

Duas substâncias podem ter o mesmo sabor e propriedades térmicas diferentes, ou vice-versa. Menta e ephedra, por exemplo, têm ambas o sabor picante, mas a menta tem propriedade fria e a ephedra quente. Assim, a menta pode ser usada para tratar invasão por vento-calor e a ephedra invasão por vento-frio. Isto ilustra como pode-se escolher uma substância com base no seu sabor e na sua propriedade térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário