sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Corte de Energia... (postpartum depression - scar)

Algumas queixas da clínica diária estão ligadas a alguns fatos que são explicados somente pela MTC (medicina tradicional chinesa). O corte de energia nos canais energéticos é o mais comum. Sabemos, pela MTC, que nosso corpo é coberto por canais energéticos em toda sua extensão. Os canais Yin sobem pela frente do corpo, contornam a cabeça e descem pelas costas na sua forma Yang. Essa circulação energética acontece durante todo o dia.

Esse circuito é regulador das funções orgânicas, hormonais, cognitivas e emocionais. A harmonia da saúde acontece quando a energia está circulando por todo o seu trajeto com velocidade constante e abundância.

Alguns comportamentos podem impedir, interditar, a livre circulação dessa energia, trazendo desarmonias das mais variadas. O corpo reagirá em sintomas de acordo com a intensidade e duração dessa interrupção.

Alguns comportamentos são inevitáveis para interditar o circuito energético. O mais comum deles é o uso de soutiens apertados na caixa torácica.

Os corpos não são iguais e isso dificulta a indústria a manter um padrão de medidas nas roupas. Consideremos uma mulher que tem o corpo mais forte, com uma caixa torácica maior e com seios pequenos. Ela escolherá um soutien com um bojo que dará maior conforto e firmeza aos seios e, invariavelmente, sofrerá com uma alta pressão na alça que circunda o tórax.

Com o passar dos dias, meses, anos, os canais energéticos sofreram interrupção de seu fluxo, gerando sintomas dos mais variados. Nessa região a Vesícula Biliar é que mais sofrerá.

Calcinhas e cuecas demasiadamente justas geram o mesmo efeito. As hastes dos óculos também podem gerar dores de cabeça intermináveis, caso elas estejam apertam por demais a cabeça, atrás da orelha.

Cicatrizes também cortam o transito da energia vital, sejam elas cirúrgicas ou acidentais, traumáticas. Com o corte da pele e, às vezes, de camadas mais profundas, os canais energéticos são interrompidos gerando muitas desarmonias.

As mais encontradas são as deixadas por cirurgias plásticas de face, mamas e abdome. A mais comum dessas desarmonias é a cicatriz deixada pelo parto realizado por via abdominal. Ela interrompe tantos canais que interfere até no comportamento emocional da pessoa, gerando algo que acaba sendo identificado como depressão pós parto.
A cicatriz da cirurgia de mamas também pode interferir na libido.

Essas cicatrizes foram denominadas “Cicatrizes Tóxicas” e podem ser tratadas (corrigidas) por um profissional da MTC.

A melhor forma de permitir que a circulação energética do nosso corpo seja perfeita é usar roupas que não apertem nosso corpo, principalmente ao dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário