sexta-feira, 14 de junho de 2013

Corpo e Mente... (somatization - somatizacija)


Tão logo um indivíduo reconhece e identifica suas desarmonias orgânicas ele tende a procurar ajuda. Após encontrar aquele profissional que gerou maior empatia ele inicia um tratamento, mas não imagina que as causas dessas desarmonias não sejam apenas físicas. Na MTC (medicina tradicional chinesa) são analisadas todas as nuances que envolvem a harmonia dos indivíduos.

A MTC, com sua abordagem psicossomática (psique=mente+somato=corpo), avalia todas as possibilidades que podem gerar os sintomas apresentados pelo consulente. Raramente vamos encontrar somente causas físicas para seu mal, na maioria das vezes, o processo se inicia no seu corpo mental.

O Ser não fica desarmônico porque está doente. Ele fica doente porque estava desarmônico.

Suas alterações orgânicas vêm demonstrar suas dificuldades em se adaptar no seu meio familiar e profissional, em suportar as pressões sociais que, nem sempre são reais, mas sim uma visão individual e pormenorizada de uma situação coletiva e universal. É o seu referencial.

Recebendo uma explicação sobre seus hábitos alimentares, por exemplo, fica fácil entender parte do problema, mas receber a orientação sobre seus hábitos mentais e emocionais promove um tom assustado. A desarmonia se inicia na mente e após algum período vai ser revelada no corpo, gerando Excesso ou Vazio nos órgãos.

Pelo conhecimento desse processo a MTC desenvolveu sua leitura corporal onde, acertadamente, desenvolve um raciocínio psicossomático capaz de promover o verdadeiro diagnóstico, ou seja, encontrar a causa da desarmonia. Nomear os sintomas não é considerado diagnose na visão oriental.

O excesso de uma emoção fere um órgão tal qual o excesso de um alimento ou de um clima. Se tomarmos doses exageradas de bebidas alcoólicas, estaremos sobrecarregando nosso fígado da mesma maneira que ele será sobrecarregado ao passarmos por uma situação onde a raiva foi a tônica. Alimentando com altas doses de doces iremos prejudicar nosso baço/pâncreas da mesma maneira como se estivéssemos passando por uma grande preocupação.

Sabendo da relação das emoções com os órgãos (texto já citado nesse blog), seria bom direcionarmos nossos cuidados para as emoções na mesma intensidade que direcionamos para nossa dieta alimentar. Conhecemos mil dietas, a do tipo sanguíneo, a do mediterrâneo, a calórica. A MTC também sugere uma dieta, a Dieta Mental ou Emocional. Deparando a primeira vez com esse conceito é normal que pensemos mais ou menos assim:

“Como não vou sentir raiva quando estou raiva???”

Falo da raiva apenas como exemplo pois, as demais emoções passam pelo mesmo caminho. Não tem como não sentir raiva quando ela já se alojou em você, mas tem como tomar três atitudes para evitar os malefícios que ela pode gerar.

A primeira é conhecer a si mesmo e identificar as coisas, lugares, pessoas e situações que são geradoras dessa emoção, e evitá-las.

A segunda é analisar para descobrir, talvez até com a ajuda de um profissional da psique, os motivos que o fragilizam perante aquelas coisas, lugares, pessoas e situações, para que possas gerar o auto fortalecimento.

E a terceira é não permitir que essa emoção permaneça em você. Uma ajuda profissional é indicada para isso. Porém, existe uma técnica que é de grande valor no auxílio desses momentos, é a respiração profunda e cadenciada, a exemplo da Respiração de Samuray.

A Respiração de Samuray consiste em imaginar que você tem 4 pulmões. Um grande, no abdome. Outro grande, no tórax e dois pequenos, um debaixo de cada clavícula. A prática dessa respiração é realizada preenchendo de ar o pulmão do abdome, depois o do tórax e os das clavículas simultaneamente, nessa ordem. Assim que eles ficarem repletos de ar inicia-se a expiração em ordem inversa. Esvaziá-los completamente é tão importante quanto inflá-los completamente.

O ideal é que déssemos importância para nossos pensamentos e emoções na mesma intensidade que nos preocupamos com as intempéries e com nossos alimentos. Segunda-feira é dia de começarmos as dietas. Tomara que na próxima Segunda seja essa a nossa meta.

2 comentários:

  1. Maravilhoso o texto ! Era o que eu precisava ouvir ,no caso Ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferdinando, muito obrigado!
      Fico contente em saber que houve ressonância em você esse texto. Volte sempre e deixe mais comentários.

      Excluir