quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Roupas apertadas... (pains - douleurs - smerter)

A medicina tradicional chinesa é uma medicina energética e recebe esse conceito por constatar que o corpo funciona por estímulos elétricos. Para que qualquer função corporal aconteça é necessário um pulso elétrico comandando o ato.

Os Jing Mai, caminhos que formam o circuito energético corporal, estão distribuídos por todo o corpo. Eles passam pela superfície da pele e depois mergulham para o interior do corpo visitando os órgãos e vísceras. Esses canais energéticos são conectados entre si gerando um grande circuito harmonioso, eficaz e necessário para alimentar toda a estrutura corporal, cerebral e emocional.

Analisar esse circuito energético é como analisar o sistema de trânsito de uma cidade. Existem as grandes vias, as avenidas e estradas. Existem também as pequenas vias, ruas e ruelas, que são tão importantes para manter a circulação correta quanto as grandes vias. Se em uma cidade um trecho de trânsito é interrompido, dependendo do período em que permanece assim, toda a cidade começa a sentir os efeitos negativos e paralisantes da grande circulação.

No corpo humano não é diferente disso. Quando uma parte, por menor que seja, do circuito energético é interrompida, mesmo que parcialmente, o sistema energético fica todo comprometido em seus resultados de ação. É preciso que todas as vias estejam livres para circulação correta da energia.

A paralisação desse circuito é o que a MTC (medicina tradicional chinesa) chama de desarmonia. Vários fatores podem interferir negativamente nesse circuito. A temperatura corporal e dos alimentos ingeridos, a permanência corpórea em uma determinada posição, os sabores e cores recebidos, as ações em horários impróprios para a circulação local, as cicatrizes, roupas apertadas, enfim uma serie de fatores podem atrapalhar ou paralisar esse circuito.

Hoje, quero salientar a paralisação por roupas apertadas.

Na clínica diária, quando vamos atuar nas costas de uma senhora, ao soltar o soutien, percebemos profundos sulcos gerados pelo habitual uso de soutiens muito apertados. Percebe-se a pele da região fragilizada e os músculos sofríveis por terem suas funções atenuadas pela pressão exercida naquele local. O mesmo estará acontecendo com os canais energéticos que passam naquela região, pois esses canais estarão com seus fluxos energéticos interrompidos, prejudicados. É bom lembrar que na parte ventral do corpo também estará acontecendo a mesma interrupção.

Nos casos masculinos encontramos as cuecas muito justas gerando pressão excessiva no escroto, nas coxas e na cintura. Esse efeito compressivo gerado pela cueca não se difere em nada do que acontece com o efeito provocado pelos soutiens e calcinhas apertadas. Em alguns calçados também se pode perceber esse estrangulamento corporal, especialmente em algumas sandálias que sacrificam o peito do pé (dorso) e/ou calcanhar. Não são apenas essas peças do vestuário que provocam essa exagerada compressão, mas são essas as mais comuns.

Acontece que essa forte compressão interrompe a circulação energética e sanguínea, e depois de determinado tempo provoca vários sintomas que fazem o indivíduo perambular por vários consultórios sem uma solução satisfatória. No caso dos soutiens apertados, o mais comum dos casos, vamos encontrar uma permanente dor de cabeça de suave à média intensidade na região temporal do crânio (entre as sobrancelhas e orelhas, até um pouco acima das orelhas). Podemos encontrar também alterações no campo visual, irritabilidade, tensão cervical (no pescoço). Esses são os sintomas mais comuns.

No caso das cuecas apertadas, o caso mais comum entre os homens, vamos encontrar queixas de dificuldades respiratórias, dores nos testículos, fincadas no baixo ventre (região abaixo do umbigo), prurido (coceira) no escroto, irritação na pele das virilhas e ondas de calor pelo corpo, dificuldades na ereção peniana. Esses são os sintomas mais comuns, mas não são os únicos e é preciso lembrar que para esses sintomas pode haver outras causas também. Não podemos generalizar é preciso diagnosticar.

Numa determinada experiência clínica, apenas como exemplo, com uma jovem senhora que se queixava há tempos de uma dor localizada na região do hipocôndrio (nas costelas, ao lado do corpo e abaixo dos braços). Após o interrogatório e exame do pulso, segundo a MTC, percebi que seu fluxo energético estava interrompido, mas não ficou definida a causa. Passamos para a analise corporal e palpação diagnóstica, momento em que pude conferir o profundo sulco que havia no seu corpo, deixado pelo soutien.

Como não foi percebida outra causa, solicitei a ela que ficasse sem usar soutien por 40 dias e que massageasse diariamente a região marcada pelo sulco. Terminado o período solicitado a senhora voltou sem as dores, conferimos sua melhora e pude perceber, mais uma vez, a importância da interrupção dos canais energéticos.

O povo brasileiro é formado por grande mistura de raças, o que não permite que tenhamos padrões corporais definidos, sendo assim é preciso escolher com cautela as roupas que vamos utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário