segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Melhor é a nossa causa...

Como se fosse uma suave brisa, a massificação das idéias, hábitos e costumes vai tocando cada pessoa, sem que ela perceba. Conceitos e valores que não poderiam nos pertencer aconchegam-se na nossa mente e, em pouco tempo, a infelicidade se estabelece. Inconscientemente, vamos desgostando de tudo aquilo que somos e que nos pertence, passando a sofrer por nunca estarmos dentro do formato padronizado que nos foi imposto, mas aceito por nós.

As loiras se tingem de morenas, os mais polpudos esgotam os shakes, as morenas se descolorem e os afilados consomem todo o sorvete. Os menos altos não largam seus saltos e o que vêem lá de cima desenvolvem sua corcunda. A massificação massifica também o descontentamento, interessante. Em tempo, me lembrei da parábola do Amor-perfeito.

O Amor–Perfeito

Ouvi contar, um dia, que um rei foi a seu jardim e encontrou árvores, arbustos e flores definhando, secando, morrendo.

Indignado, o rei voltou-se para o carvalho e perguntou o que estava acontecendo:

- Ah, majestade, eu estou morrendo porque não posso ser tão alto quanto o pinheiro, respondeu.

O rei escutou depois o pinheiro, que lhe disse:

- Ah, majestade, estou morrendo porque descobri que sou incapaz de dar uvas como a parreira.

Ouvindo a parreira, o rei escutou:

- Ah, majestade, estou morrendo porque não posso desabrochar como a roseira.

O rei continuou a caminhar, até que encontrou uma flor, o amor-perfeito, florindo, viçoso como nunca. Ao indagar-lhe sobre sua formosura, o rei ouviu:

- Ah, majestade, se você plantou um amor-perfeito, é porque queria que eu fosse um amor-perfeito. Eu, então, em vez de ficar me comparando com as outras plantas ao meu redor, pensei:

Como não posso ser outro além de mim mesmo, tentarei sê-lo da melhor maneira possível. Assim relaxei e percebi que eu podia contribuir com a existência apenas com minha singela fragrância.

4 comentários:

  1. Vladimir muito lindo vem de encontro a nossa conversa de sexta feira
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia, seja bem vinda!
      Exatamente como conversávamos e, veja que, esse texto tocou várias pessoas. Precisamos mesmo refletir sobre esses impostos conceitos. Volte sempre!

      Excluir
  2. MUITO BONITO,VERDADEIRO,QUE FAZ O MELHOR DE MIM SOU EU,DEVO APRENDER COM ESTE AMOR- PERFEITO .ESTE TEXTO DIZ TUDO SÓ QUE NÃO CONTENTAMOS QUEREMOS SEMPRE MAIS ,SEM FAZER POR ONDE.GOSTARIA TANTO DE SER OUTRA PESSOA ,COMO A PARREIRA QUERIA DAR ROSAS ,MAS LEVO ESPINHOS,QUERIA RIR MUITO ,LEVAR ALEGRIA ,LEVAR AMOR ,PALAVRAS BONITAS ,ESTOU MAIS PARA UM GALHO SECO ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vicélia, que sempre acompanha o Blog, obrigado!
      Tudo que está seco, quando bem hidratado, volta a florecer. Sem dúvidas. Momentos de estiagem são comuns em nossas vidas, mas nada impede que possamos trazer a boa "água" para o quintal da nossa alma. Que a chuva enxarque seu jardim!

      Excluir