domingo, 4 de maio de 2014

Choque térmico... (sinusitis - chill - froid)


No clima quente usamos poucas roupas e ainda assim elas são mais ventiladas, mais soltas. O calor nos ajuda a optar por locais mais ventilados, abertos. Raramente fazemos programas onde ficaremos fechados em um ambiente. Quase sempre as propostas são de ficar ao ar livre com bastante vento, preferencialmente. Como vivemos em um país tropical, essa realidade prevalece em quase todo o ano. Porém, temos um período onde o frio nos visita e mesmo sendo um frio pequeno, em relação a outros países, temos frio.

O Verão se despediu e o clima começa a se modificar, assim como a paisagem e as escolhas que faremos no vestuário e ambientes para frequentar. A friagem faz com que usemos roupas mais fechadas, escuras e que também optemos por ambientes mais fechados. Procuramos nos esconder do vento e da friagem que o acompanha. Por isso, quando estamos no lado interno das habitações procuramos manter tudo fechado.

Essa mudança de comportamento necessita ser bem realizada para que possamos nos livrar de vários problemas contra a boa saúde. Existem vários perigos no comportamento que procura se defender do frio. Alguns deles são bem comuns, os mais praticados, e oferecem risco à nossa saúde.

Dentre eles existem alguns que são os mais cometidos. Um deles é manter o ambiente todo fechado. Esse comportamento é perigoso, pois precisamos da renovação do ar, mesmo no frio. Não é preciso deixar as janelas escancaradas, mas permitir que o ar circule e se renove é fundamental para evitar as infecções aéreas onde todos respiram o mesmo ar sem renovação.

Banhos muito quentes também são comuns na chegada do frio. Existe o perigo do choque térmico, aliás, um grande perigo. Sair do banho quente e pegar uma corrente de vento frio é muito prejudicial à saúde. O ideal é que esses banhos não sejam tão quentes, que se leve a roupa a ser usada para dentro do banheiro, e já saia do banheiro com uma roupa que mantenha o calor e nos proteja de golpes frios, especialmente nos pés, costas e peito.

Com roupas que agasalham e ambientes fechados, às vezes, nos esquecemos que teremos que sair. Existe aí outro grande problema. Permanecemos por algum tempo em um ambiente aquecido, com roupas que confortam contra o frio. Quando saímos desse ambiente para o lado externo recebemos golpes de vento que prejudicarão o nosso equilíbrio térmico. É comum que esse comportamento gere corizas e até paralisias faciais. Seria bom que provocássemos um suave e constante resfriamento do corpo antes de sair para enfrentar o frio.

Outro comportamento bastante comum também nessas épocas é o de se alimentar de caldos, cremes, sopas ou outros alimentos, todos quentes, e acompanhados com bebidas geladas. O trajeto dos alimentos vai sendo aquecido com o alimento e esse aquecimento é acumulativo. Ingerindo uma bebida gelada, especialmente se foram sorvidas com “canudinho”, juntamente ou logo após a refeição, quebramos novamente o equilíbrio térmico e vamos conseguir, no mínimo, boas crises de sinusite. O resfriamento abrupto do palato (céu-da-boca) provocará a queda da defesa das vias aéreas. O ideal é que, se for acompanhar com alguma bebida, que ela esteja em temperatura ambiente.

O uso inadequado da geladeira é mais um componente perigoso para o choque térmico. Com o corpo aquecido, o indivíduo abre a geladeira e, para pegar algum item, se joga lá dentro. É um comportamento muito perigoso contra a saúde. Essa exposição, mesmo que rápida, pode provocar diversos danos ao corpo do indivíduo. O ideal é que se use a porta da geladeira como escudo, protegendo o corpo da friagem excessiva.

Existem vários outros perigos na lida com o frio. Expus apenas os mais comumente encontrados na conduta diária.  O uso do bom senso é sempre o melhor caminho para mantermo-nos protegidos contra os perigos da sobrevivência. Como diziam os antigos: “Bom senso e canja de galinha não faz mal para ninguém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário