quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Vale lembrar... (Headache - Hoofdpijn - Huvudvärk)


Existem alguns fatores que interferem diretamente no equilíbrio e organização interna do nosso corpo. O calor, o Frio, a Umidade, o Vento e a Secura são alguns desses agressores que atacam nosso corpo, esgotando nossa energia de defesa (WEI QI). Esses fatores são de origem interna e/ou externa, e na medicina tradicional chinesa (MTC) esses fatores são tratados como QI XIE (energia perversa).

Esses fatores, em contato com o indivíduo, podem provocar dois tipos básicos de síndromes, sendo elas; XU (vazio) ou SHI (plenitude). Elas ainda se subdividem em YIN (princípio estático) ou YANG (princípio dinâmico), formando pares definidos do tipo Síndrome XU YIN ou XU YANG, Síndrome SHI YIN ou SHI YANG, além disso, elas podem se apresentar como verdadeiras ou falsas, simples ou combinadas.

Não é difícil imaginar que um indivíduo exposto ao Calor intenso sofrerá por um determinado tipo de desgaste orgânico e energético. Com a Secura podemos entender os mesmos danos. Se a exposição for ao Calor e à Secura teremos a combinação de Calor-Secura, que é exatamente o que estamos passando nesse momento em nossa cidade. Na exposição aos demais QI XIE essa verdade se manifesta da mesma maneira, chegando até a complexidade de síndromes triplas.

A MTC tem suas formas variadas para o diagnóstico energético que vão desde um interrogatório detalhado à leitura corporal, da análise do(s) pulso(s) ao estudo da semiologia da língua, da auscultação à diferenciação de cores e odores corpóreos, dentre outras técnicas mais específicas para síndromes especiais.

Com essas técnicas diagnósticas o profissional da MTC poderá definir quais as técnicas de tratamento serão mais eficazes para o caso em questão, iniciando aí a maestria da relação “Curador x Curado”. Sejam a acupuntura, moxabustão, ventosa, fitoterapia, digitopressura, quiropraxia, qi qong, tai chi, etc, nas suas formas mais simples ou combinadas. Escolhendo no seu arsenal de técnicas, o profissional provocará os estímulos necessários para o equilíbrio interno desse indivíduo para com o seu meio externo, a fim de regular suas funções físicas, energéticas e psíquicas. Bom saber que essas técnicas se aplicam à veterinária e botânica, duas outras especializações da MTC.

O diagnóstico preciso e a escolha correta das técnicas são, obviamente, fundamentais para o sucesso do tratamento, mas não podemos ignorar, de forma alguma, a interrupção das fontes de QI XIE. Se o indivíduo que está se submetendo ao tratamento não exterminar completamente as agressões a que vinha se expondo, esse tratamento será exaustivo e pouco eficaz, tomando apenas a aparência de um placebo, já que a causa do mal permanece. De que adiantará submeter-se a um tratamento onde as causas das mazelas não foram superadas. Por isso o aconselhamento terapêutico deve ser seguido e respeitado, pois será difícil aplicar o bem onde o mal impera. Vale lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário