quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Depressão ou Ansiedade... (depression or anxiety)


Colhendo informações com o objetivo de entender o que se passa nesse “novo tempo”, encontrei uma entrevista, também no jornal El País, onde um pesquisador relata dados interessantes sobre diagnósticos, no mínimo, estranhos e reveladores para os curadores naturalistas.

Embora tenha um pouco de prática na lida com o idioma espanhol, pero no mucho, indico o endereço para aqueles que conferir na íntegra o texto.

Todo o texto abaixo faz parte da entrevista com o pesquisador.

¨¨*¨¨*¨¨*¨¨*¨¨

"Você tem que determinar a diferença entre saúde e doença mental"

O pesquisador britânico identifica a indústria farmacêutica como responsável pelas novas modas em patologias

"A industria farmacêutica deve ser tão castigada como a do tabaco"

Como a ansiedade foi a doença da guerra e depressão foram os anos oitenta e noventa, o tempo presente é o de transtorno bipolar. Assim, defende psicanalista e escritor britânico Darian Leader, já dedicou um famoso livro (A moda preto, 2008) para a gestão de melancolia, e agora aborda a desordem anteriormente conhecida como maníaco-depressiva bipolar. Em um ensaio curto e claro apontando a indústria farmacêutica por trás dessas modas em patologias.

Recebeu o jornal El Pais no seu brilhante consultório onde ainda presta consultoria em sua casa de Londres, em Hampstead, não muito longe de onde viveu Freud. O analista lacaniano escolhe a cadeira, não o sofá, para interrogatório.

Pergunta. É moda bipolaridade?

Resposta. O diagnóstico bipolar se expandiu enormemente nos últimos 20 anos. As estatísticas dizem que afeta entre 10% e 15% da população, quando a prevalência histórica do transtorno maníaco-depressivo é em torno de 1%. A razão é que não se verificou uma alteração na definição de bipolaridade fazendo uma reflexão nas características da vida moderna. Mais e mais pessoas se encaixam nesta nova definição de bipolar.

P. O sucesso rápido, o empreendedorismo, a sociabilidade ... Você quer dizer que são essas características das fases da mania que a sociedade moderna tende a glorificar?

R. A crise econômica trouxe contratos de curta duração, sem segurança no emprego. E somos obrigados a mostrar um entusiasmo extraordinário para o trabalho. Mesmo que você vá a uma aula de yoga onde te cobram uma entrega do corpo e da alma. Você deve aproximar-se de cada projeto com entusiasmo desenfreado. Isso significa que haverá um ritmo natural de excitação seguidos por esgotamento, o que pode conduzir a um diagnóstico de bipolar científico. Além disso, nos estados de mania o sujeito tem um desejo compulsivo de se comunicar com outras pessoas. Que, tradicionalmente visto como a principal característica do maníaco, é hoje uma obrigação social. Você tem que estar no Facebook, no Twitter ...
Somos obrigados a mostrar um entusiasmo extraordinário para o trabalho. Até mesmo na aula de yoga é necessário a entrega".

P. Você defende que esse auge começou justamente quando, no final dos anos noventa, expiravam as patentes dos antidepressivos?

R. Nos meados dessa década perceberam que iriam vencer as patentes dos principais antidepressivos que tinham vendas extraordinariamente altas. Os departamentos de Marketing Farmacêutico decidiram – os historiadores concordam - colocar todo o dinheiro no transtorno bipolar: conferências, artigos científicos ...
Tenha em mente que toda pesquisa científica é financiada principalmente pela indústria farmacêutica. Isto levou à expansão gradual do diagnóstico e venda de drogas antiepiléticas tradicionais, que agora tiveram novas patentes para tratar esses chamados transtornos bipolares.
A epidemia de depressão que vimos nos anos noventa, por sua vez, foi produzida pelo colapso de tranqüilizantes. Nos anos setenta o mercado de ansiolíticos era enorme. Quando foram publicados os efeitos negativos para uso regular, o dinheiro do marketing foi par a depressão.
Pessoas que tinham sido diagnosticadas como ansiosas receberam diagnósticos de depressão. Agora, 25% dos indivíduos deprimidos estão sendo rediagnosticados como bipolares.
É muito curiosa a comercialização de medicamentos. O primeiro passo é o que as industrias farmacêuticas pagam em fortunas para uma celebridade, não para promoverem um medicamento, mas apenas para dizerem que têm uma doença. Ricky Williams, por exemplo, o jogador do Miami Dolphins recebeu um monte de dinheiro somente para dizer no programa da Oprah Winfrey que ele era tímido. Nenhuma empresa vai promover uma doença sem ter um remédio na manga para vendê-lo mais tarde.

P. A mudança de terminologia, maníaco-depressivo bipolar, não parece inocente.
A cada três médicos há um vendedor das industrias farmacêuticas que se incumbe para que prescrevam seus medicamentos.

R. Isso é certo. Há muitas pessoas que, a poucos minutos de te conhecer, lhe dizem que são bipolares. Ninguém lhe diz em uma festa "Eu sou esquizofrênico".

P. A televisão e o cinema também se fixam nesses perfis bipolares. Como Carrie Mathison, estrela da série Homeland. É difícil acreditar em uma conspiração entre a grande indústria farmacêutica e da cultura popular.

R. Eu não quero ser uma conspiração. Mas se você ler a documentação de processos judiciais recentes nos EUA ... é difícil usar uma outra terminologia diferente. Para cada três médicos dos EUA existe um vendedor de produtos farmacêuticos que tenta prescrever os medicamentos.
As industrias farmacêuticas gerenciam listas que dividem os médicos em uma espécie de categorias aristotélicas sobre que tipo de profissional são eles, se eles são fáceis de influenciar, se eles falam muito com os pacientes.
Há toda uma nova indústria de venda de dados clínicos sobre a forma como os médicos atuam para que as industrias farmacêuticas possam abordá-los da forma mais eficaz. Nesse nível você pode falar sobre conspiração.

P. Quem colocou a barreira entre o normal e o patológico?

R. Veja o exemplo do colesterol. O que é o colesterol elevado? Ele mudou quatro vezes nos últimos 12 anos. Os comitês decidem através dos seus membros, cujo maioria, são pagos pelas comissões farmacêuticas. Eles determinam a barreira entre normalidade e doença. Para continuar vendendo medicamentos essa barreira deve ser cada vez mais fluida.
No diagnóstico bipolar, por exemplo, têm sido introduzidas gradações. Há um bipolar tipo um, tipo dois, tipo dois e meio, tipo três e tipo três e meio. Atualmente há uma categoria que é bipolar leve, o que significa que respondem mal às perdas. Quanto mais categorias, mais gente será diagnosticada.

P. O foco nos sintomas e não as causas, é um sinal dos nossos tempos?

R. Estamos enchendo a boca com a história da humanidade, mas na verdade abolimos a dimensão narrativa da vida humana. O tempo médio de um médico com um paciente neste país é de seis minutos. O que você pode aprender com a história de alguém em seis minutos? Nossos laços com o passado estão sendo apagados. Sem tempo para ouvir as pessoas.
Nessa sociedade capitalista o ser humano é um agente no mercado, competindo por bens e serviços para aumentar sua riqueza, sucesso e felicidade. Um circulo vicioso, um conjunto de habilidades que você deve recitar constantemente.
Quando você identificar um ser humano como um recurso humano, como é feito em empresas, significa que você está interessado no seu potencial, no que ele pode tornar-se, não de onde vem. Uma força maior que nos distancia da história das pessoas.

P. Em seu livro “O que é a loucura” argumenta que há pessoas mais loucas do que pensamos, mas sua loucura não está ativada.

R. Há uma diferença entre ser louco e enlouquecer. Entre ter uma estrutura psicótica que muitas pessoas têm, e ter a psicose realmente ativada. Depois de ter feito essa distinção muito elementar, que fez a psiquiatria no século XIX, abre todo um novo caminho na terapia. Você deve se perguntar o que permite que essas pessoas levem uma vida estável.
Eu não acredito nas categorias de saúde mental e doença mental. Não há saúde mental. Quando as pessoas fazem coisas terríveis, às vezes acontecer de ser muito saudável. O que é que alguém de mente sã? Você tem que eliminar a distinção entre saúde e doença mental e ver as pessoas em termos de estrutura mental. Que não precisam ser rotuladas para conseguirem ajuda.

P. O que vem depois de bipolaridade?

R. Eu acho que nos próximos 10 anos vai ver um grande boom na comercialização de medicamentos para a ansiedade. A idade da ansiedade está voltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário