quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cancro... (cancer - καρκίνος - kanker)

Apesar de todo estudo e pesquisa dedicados para a cura do Cancro (câncer), fica a sensação de distanciamento do objetivo quando acompanhamos os tratamentos atuais contra esse mal. Ainda é difícil precisar se a doença é pior que seu tratamento.

Houve uma nota na revista Galileu (não me recordo a edição, aproximadamente há 12 meses), onde alguns cientista da saúde comentaram que quando seus colegas perceberem mais claramente sobre o tratamento atual contra o câncer, se sentirão como homens da caverna. Nota-se que uma parte dos profissionais da área da saúde já questiona sobre a concepção de cura.

Nas medicinas naturalistas cremos que todo e qualquer desequilíbrio (doença) é oriundo dos hábitos de vida, portanto carece de mudança de estilo de vida para se aproximar da cura. Desde a alimentação até os hábitos emocionais precisam ser resignificados para reversão do estado ruim de saúde.

É comum, na clínica diária, encontrarmos sérios problemas gástricos sendo resolvidos com a troca de emprego, assim como outras mazelas sendo dizimadas com a troca de parceiro, de cidade, de bairro.

Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem no teste-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

Células cancerosas ocorrem mais de 10 vezes ao longo da nossa vida. Estando fortalecido o sistema imunológico do indivíduo, a célula cancerosa é destruída e impedida de se multiplicar e formar tumores. Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação... do estilo de vida. Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, mudanças na dieta e a inclusão de suplementos fortificarão o sistema imunológico.

Quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento e também destrói células saudáveis também de rápido crescimento, da medula óssea, do trato gastrointestinal, dentre outros, e danifica órgãos como fígado, rins, coração, pulmões. Seria a metástase resultado do tratamento contra o cancro?!

A radiação enquanto destrói células cancerosas, também queima, deixa cicatrizes e danifica células sadias, tecidos e órgãos. Os tratamentos iniciais com quimioterapia e radiação freqüentemente reduzirão o tamanho do tumor. Contudo, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resultará em maior destruição do tumor. Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico é comprometido, ou destruído. Em conseqüência a pessoa pode sucumbir por várias espécies de infecções e complicações. É possível que a quimioterapia e radiação ocasionem mutações nas células cancerosas, tornando-as resistentes e difíceis de destruir. A Cirurgia também pode espalhar as células cancerosas para outros lugares.

Um caminho contra esse mal é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando os alimentos de que necessitam para se multiplicar, corrigindo a dieta, paralelamente ao fortalecimento do imunológico. Renovação dos valores emocionais, culturais e morais são fundamentais para o bom resultado.

As correções básicas da dieta são:

O açúcar é um alimentador de câncer. Ao eliminar o açúcar é cortada uma importante fonte de alimentação para as células do câncer. Substitutivos do açúcar fabricados com Aspartame são altamente prejudiciais. Um substituto natural melhor seria mel, especialmente o de Manuka, ou melado, mas somente em pequenas quantidades. Sal de mesa tem uma substância química adicionada para lhe dar a cor branca. Melhor alternativa é o sal marinho. (tem uma matéria sobre sal aqui no blog)

O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. O câncer se alimenta de muco. Cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar faz com que as células do câncer morram de fome.

As células de câncer prosperam em ambientes ácidos. Uma dieta a base de carne é ácida e é melhor comer peixe e galeto em vez de carne de vaca ou de porco. Carne bovina também contém antibióticos para o gado, hormônio do crescimento e parasitas, que são prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

Uma dieta com 80% de vegetais frescos e sucos, grãos integrais, sementes, nozes e um pouco de frutas ajuda a colocar o corpo num ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos. Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular para nutrir e estimular o crescimento das células sadias. Alimentos naturais e crus são fornecedores de enzimas vivas, e elas formam células sadias. As enzimas são destruídas a 40ºC.

Evite café, chá e chocolate, contêm muita cafeína. Quanto à água, é melhor tomar água purificada ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. Água destilada é ácida, melhor evitar.

A proteína da carne é de difícil digestão e exige um monte de enzimas digestivas. Carne não digerida ao permanecer no intestino apodrece e conduz ao aumento das toxinas.

As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Evitar ou comer menos carne libera mais enzimas para atacar as paredes de proteínas das células cancerosas e possibilita que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.

Alguns suplementos constroem o sistema imunológico, antioxidantes, vitaminas, minerais, EFAs (Essencial Fatty Acids/Ácidos Graxos Essenciais). Esses alimentos possibilitam que às células de defesa do próprio corpo destruam as células cancerosas. Outros suplementos, como a vitamina E, são conhecidos por acarretar apoptose, ou seja, morte programada de células, método normal do corpo de desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. A ira, a mágoa e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez. Aprenda a ter um espírito positivista e de paz. Relaxar para cumprir com a vida.

As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigênio para o nível celular. A terapia com oxigênio é outro meio empregado para destruir células cancerosas.

A substância química dioxina causa câncer, especialmente câncer do seio. Ela é altamente venenosa para as células do nosso corpo Não congele garrafas plásticas com água, pois isto libera dioxinas do plástico. Nenhuma garrafa de água no 'freezer'.

Não devemos aquecer nossos alimentos no microondas usando vasilhas de plástico. Isto se aplica especialmente para os alimentos que contenham gordura. A combinação de gordura, alta temperatura e plásticos libera dioxinas para os alimentos e, finalmente, para dentro das células do corpo. Em lugar dos plásticos é recomendado usar vidro ou vasilhas de cerâmica para aquecer os alimentos. Nenhum recipiente de plástico ou envoltório de plástico no microondas. Se possível, não usar o microondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário