quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O último dia do resto da sua vida! (don)

- Trinta e um de dezembro de qualquer ano, não importa a década nem sua idade, mas será o último dia da sua vida!

Essa frase parece uma norma legal. Uma lei imposta pelo rei. Um mandato divino, sei lá. Verdade é que, o comportamento das pessoas nessa época do ano nos faz acreditar que minha primeira frase é verdadeira mesmo. Todos os anos a repetição das datas é a mesma, claro, mas as pessoas se comportam como se fosse o primeiro final de ano da sua vida, ou ainda... O último dia do resto da sua vida.

Percebe-se nos olhares a angústia, a ansiedade e o temor. Testas franzidas, movimentos lépidos e irregulares, desarmônicos. A voz tensa expressa toda a dificuldade em identificar a questão principal. O trânsito... sobre esse é melhor nem falar, ainda mais em uma cidade de açúcar como a nossa. Basta chover para que todos iniciem um comportamento açucarado, ou seja, parece que vai derreter.

O que realmente me comove é o desespero de alguns que sofrem, sofrem mesmo, acreditando que todos seus projetos e sonhos devem se concretizar até o fatídico dia 31 de dezembro. Caso isso não aconteça, não haverá outra oportunidade na vida, isso se ainda houver vida, porque o ano vai acabar. Parece precognição de uma tragédia. Às vezes, termina assim mesmo. Deadline.

Sem mais nem menos, ouve-se: “adeus ano velho, feliz ano novo...”. Pronto... acabou!
Loucura, desespero, traumas, tudo isso por 5 minutos de cantiga, um estouro de champagne e alguns estampidos odorizados pela pólvora. Um sussurro do milagre. Que milagre?

Resta uma névoa de consciência sobre o real significado das datas. O “Natal” é para os cristãos, embora os não-cristãos se envolvam. O novo ano em primeiro de janeiro também não é o ano novo de todos os povos, assim como sua contabilidade.

Acredita-se que o verdadeiro e único milagre acontece internamente, no âmago do ser. A mudança de hábitos gerada por uma reflexão despudorada e viril e a análise minuciosa das atitudes é a solução. Criar um impedimento mental para valores implantados sem questionamento é também um bom caminho. “Parar de comer sem mastigar”, essa é a grande ceia.

Fazer grandes projetos para a vida e definir majestosos objetivos para serem realizados em curto prazo é a garantia da frustração. Quem chegou onde queria já disse que a fórmula é: 5% de inspiração e 95% de transpiração. O piscar de olhos dos “sonhos”se dá a cada 10 anos, antes disso é preciso a ajuda da sorte. Perder sua individualidade na multidão, como folha caída na correnteza do rio, é não acreditar na existência das cachoeiras.

Sir Isaac Newton estudou física, matemática, astronomia, alquimia, teologia e filosofia, tudo isso para deixar-nos o resumo mais simples sobre a vida. Ação e Reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário