sábado, 17 de setembro de 2011

Confiabilidade... (mulighed - přátelství - Aide)

Algumas pessoas conseguem assegurar a confiança de outrem se utilizando dos valores que, na verdade, não são seus. Colocam esses valores de maneira tão concebível que enganam até o momento em que sua própria natureza destrói toda a trama. É bem dito que, toda situação passa pela permissividade, sem dúvidas.

A lenda do “Sapo e o Escorpião” recria situações que algumas pessoas já vivenciaram. Vale lembrá-la.

"Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá. O Sapo muito desconfiado, ainda disse:

- Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.

O Escorpião com muita sabedoria, disse ao Sapo:

- Não temas "amigo" Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim...

O Sapo pensou... pensou... mas não se sentiu confiante ainda. Então retrucou ao Escorpião dizendo que não tinha coragem para tanto, ao que o Escorpião falou:

- Eu te dou minha palavra que não irei picar você!

O Sapo ficou meio impressionado, mas o temor era tamanho que negou a carona, mais uma vez. O Escorpião, tentando conseguir seu objetivo, disse assim:

- Sapo, como pensas que eu picaria um amigo que está me ajudando a chegar ao meu objetivo, que está me carregando, fazendo-me um favor?!

O Sapo refletiu e viu que até tinha certa lógica. Pensou...

...Porque o Escorpião me picaria sendo que morreríamos??? Ele me deu sua palavra... e ainda demonstrou sinais de gratidão.

Sendo assim, o Sapo colocou o escorpião nas costas e iniciou a travessia do rio. Pulou na primeira pedra... olhou para trás e tudo bem, sem picada. Pulou para a segunda pedra e tudo continuava em ordem. Quando pulou para a terceira e última pedra, aquela que o levaria para a margem do rio, sentiu uma picada nas costas... ainda desfalecendo-se, agonizante, sem acreditar virou-se para o Escorpião e disse:

- Escorpião... você me prometeu que não irias me picar...!

O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:

- Perdoe-me amigo Sapo, mas picar é a minha expressão... picar é da natureza dos escorpiões!”

Considero-a como uma bela lenda. Ainda bem que podemos optar por quem carregaremos nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário