segunda-feira, 5 de março de 2012

A Seta e o Alvo... (relationship - sysselsetting - caidreamh)

Procurar é um das ações mais chatas e desgastantes que podemos executar. Sem dúvida, a energia despendida na procura é enorme e nem sempre, ou quase nunca, se encontra a pessoa que está sendo procurada. Para procurar alguém é preciso dedicar muito tempo e outros valores, tão caros quanto, para chegar ao momento do encontro.

Esse processo de procura gera tamanha ansiedade que não sobra lugar para a felicidade. O ideal seria que gastássemos toda nossa energia para o nosso crescimento pessoal. Algo como sair da posição de “seta” e assumir a posição de “alvo”. Analisando delicadamente a “seta” encontraremos, mais facilmente, a postura que deveremos praticar para nos tornarmos um “alvo” desejável. Para a “seta” não adianta encontrar o “alvo” se ele não a suporta. Muito provavelmente a “seta” se quebrará.

É um grande risco, creio, encontrar o “grande amor” da sua vida se você não estiver preparado(a) para ele. Pode ser que também encontre o emprego, ou cargo, que sempre desejou, mas se não estiver preparado para ele... pode ser muito perigoso também. Algumas pessoas cometeram alguns desses erros e pagarão um preço por toda a vida. Um preço bem caro.

Gastando sua energia e outros valores para ser um “alvo” inteligentemente desejável, durante o “vôo” da "seta", ela ansiará por você e fará de tudo para acertá-lo bem “na mosca”. Lembro-me de um texto taoísta onde um sábio chinês perguntava aos seus discípulos:

- “Quando você está no barco, coloca o remo na água e o impulsiona, o que ocorre... Seu barco se move para frente ou a terra gira para trás?”




2 comentários:

  1. interessante seu texto dificil é identificar qdo somos seta e alvo

    ResponderExcluir
  2. Olá Aquila, obrigado pelo comentário. Realmente, o auto conhecimento é a principal parte de qualquer caminhada. Chuang Tsu (2500a.c.) disse que "se conhecermos nosso iminigo, venceremos metade das batalhas. Se conhecermos a nós mesmos venceremos metade das batalhas, mas se conhecermos nosso inimigo e a nós mesmos, seremos imbatíveis." Volte mais vezes!

    ResponderExcluir