quarta-feira, 23 de junho de 2010

É TEMPO DE FRIO...

Com a chegada do inverno algumas situações se tornam apreciáveis no nosso cotidiano. O tempo de frio exige roupas mais fechadas, nossos poros se fecham e a transpiração diminui, por isso a diurese (produção de urina) aumenta, vamos ao banheiro mais vezes, especialmente ao entardecer. Contudo não podemos nos esquecer de manter nossa média de ingestão de água, pois ela será utilizada para uma infinidade de funções, mesmo no frio.

Os eventos são realizados em ambientes fechados. Dificilmente as pessoas se reúnem em praças, quadras, varandas, beiras de piscinas no tempo de frio. Esses ambientes facilitam a transmissão aérea de microrganismos, pois estão sempre fechados, sem ventilação natural e a proximidade dos corpos é maior. Respiramos mais diretamente o ar exalado do outro, isso facilita infecções aéreas.

A quantidade de cobertores também é aumentada, aumentando o calor corpóreo e em uma simples “viradinha” na cama expomos o lado quente do corpo ao frio. Saímos, às vezes, da cama quentinha e pisamos descalços em chão frio, abrimos geladeira ou até mesmo entramos em banheiro desaquecido. Um belo choque térmico. Começamos a nos alimentar com caldos, sopas, canjas, enfim alimentos bem aquecidos e logo após tomamos cerveja, refrigerante ou outra bebida gelada, outro choque térmico. Dirigimos nosso automóvel com o aquecedor de ar regulado em uma temperatura mais quente e quando saímos dele tomamos uma rajada de vento frio.

Coriza é a inflamação da mucosa nasal, acompanhada eventualmente de espirros, secreção e obstrução nasal. No popular ou coloquial pode-se usar "nariz escorrendo", "nariz entupido" e é o principal sintoma de que o frio se instalou em você. A preocupação geral é com esses choques térmicos que provocamos no tempo de frio. Alguns conselhos nos serão úteis:

I. Usar roupas que nos protegem, mas que permitem a ventilação corpórea.
II. Manter os ambientes ventilados, não necessariamente resfriados.
III. Cuidar da temperatura do banheiro.
IV. Usar uma tampa de vaso sanitário almofadada.
V. Colocar tapetinhos (sempre com aderentes) na beira da cama, em frente ao vaso sanitário e do bidê (bidet).
VI. Não sair caminhando pela casa com os pés descalços.
VII. Regular a temperatura dos aquecedores o mais próxima da temperatura externa.
VIII. Não exagerar na quantidade de cobertores.
IX. Evitar alimentos e bebidas “muito” quentes (fervendo).
X. Evitar alimentos e bebidas “muito” frios (gelados).

O alho (allium sativum) utilizado na alimentação diária ajuda a expulsar o frio interno, dentre outras vantagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário