sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Afonia Melancólica... (aphonie - bezgłos - aphonia)

Alguns indivíduos, voltando das férias, apresentam casos de Afonia (perda total ou parcial da voz). Percebe-se um aumento nesses casos, especialmente nos ditos tempos modernos, época em que o estilo de vida colabora para aumentar os episódios de estresse.

Na MTC (medicina tradicional chinesa) a afonia é diagnosticada ao encontrar o agente patogênico Frio. No calor do verão, usamos bebidas mais frias, ou geladas, aumentando as possibilidades de provocar golpes frios e conquistar a Afonia. Esse processo já é bem conhecido pela maioria das pessoas.

Existe também uma outra causa, bastante comum, que é a Melancolia. Esse sentimento é provocado pela própria pessoa, quando ela começa um processo de mentalização sobre sua própria vida, no passado ou presente. Se essa mentalização é positiva não haverá Melancolia, porém se o indivíduo permitir que sua mente caminhe por seus trechos mentais escolhendo as piores coisas para registrar, é quase certo que a Melancolia surgirá, como por encanto.

Esse processo se dá por causa da maneira ocidental de pensar. Pensamos de uma maneira Linear, mesmo quando nossos cientistas e físicos nos mostram que o universo é curvo, nada por aqui é linear. Quando algo em nossa vida não está se dando como gostaríamos, imediatamente começamos a traçar, mentalmente, uma linha de raciocínio para que vejamos onde vai terminar nosso sofrimento. Infelizmente, traçamos essa linha Reta, mas a vida não se mostra assim, Reta.

Segundo o raciocínio Taoísta, tudo se move e se concretiza como a senóide. Ora lá em cima, ora lá em baixo. Quanto mais agachamos, mais alto será nosso pulo. As questões em nossa vida também se dão dessa maneira, e mesmo tendo o passado como experiência, continuamos a pensar da forma linear.

Certa vez, conversando com um amigo, ele disse-me, em uma frase típica do raciocínio linear.

- “Poxa, acho que vou morrer... tudo de ruim que podia acontecer, aconteceu comigo.”

Imediatamente questionei-o sobre o motivo que o levava a ver a morte como algo ruim. Após ficar sem resposta, convidei-o a pensar dentro de um raciocínio senoidal, taoísta. Veja bem, se tudo de ruim já aconteceu, só resta acontecer as coisas que não são ruins. Lógica oriental, taoísta.

Voltando para a idéia inicial, ligamos esse raciocínio linear que leva a pessoa a não ver saída e solução para seu trajeto mental. Não vendo solução, o indivíduo entra em um processo de auto piedade e se encontra, rapidamente, com a Melancolia. Uma tristeza profunda, vaga e indefinida, muitas vezes confundida com a Depressão.

Se esse sentimento negativo é alimentado, a Afonia será a resposta que o corpo dará para seu dono. A perda da voz totalmente, ou parcialmente, acontecerá até que a energia da melancolia seja dispersada.

O Calor dispersa o frio... o Calor das moxas ou o Calor humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário