terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Motivação do Camelo... (motivational - motivazionale - motivation)


Freqüentando os ambientes comerciais e de prestação de serviços, tenho sempre a sensação de que estou incomodando ao levar meu suado dinheirinho para aquela empresa ou pessoa.

Tenho a ruim impressão que a idéia de que um certificado levará qualquer indivíduo à glória, sem necessidade de ter competência, está sendo verdade em nossa cidade, quiçá em nosso país.

O mais incrível é que aquela pessoa se formou e/ou se candidatou para aquela vaga, aquela função. Passou na seleção por testes, entrevistas, dinâmicas. Quase me convenço que ele(a) foi o melhor candidato(a) para aquela vaga. Se isso for verdade... como seria o pior candidato(a)?!

Tenho encontrado esse comportamento desleixado em profissionais de várias áreas e níveis, até nos de nível “superior”. Tive a oportunidade de perguntar para um deles qual o significado da palavra Mestre, haja vista que, ele possuía um mestrado. Constrangedoramente a conversa ficou obtusa, eu não obtive resposta.

Nas empresas, me encontro com profissionais que também não são eficientes, nem eficazes, se sentam atrás de uma montanha de títulos que nem conseguem ver a necessidade de resultados positivos, bem à sua frente. Esses profissionais estão entrincheirados na ignorância da vaidade negativa. Profissional caro é aquele que não se paga, é preciso conscientizarmos-nos disso.

Imagino que o indivíduo não sabe o motivo que o levou para aquela profissão. Nunca se perguntou se sua alma repousa naquela função. Seu espírito está congelado, assim como seu olhar, gerando uma ação mecanizada e da pior maneira.

Como gerar motivação em alguém que não sabe quem é?! Não sabe o que representa para sua empresa, sua nação, sua família, grupo de amigos. Creio que ele não reagiria à vida assim se estivesse na profissão correta e no local correto.

Bem, para valorizar o humor no texto, quase um desabafo, vou registrar uma anedota reflexiva, a da “Mamãe Camelo”.

“ Uma mãe e um bebê camelo estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:

Bebê: Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?

Mãe: Claro! O que está incomodando o meu filhote?

Bebê: Por que os camelos têm corcova?

Mãe: Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.

Bebê: Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?

Mãe: Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um, disse a mãe toda orgulhosa.

Bebê: Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão...

Mãe: Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! disse a mãe com orgulho nos olhos.

Bebê: Tá.. Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então, o que estamos fazendo aqui no Zoológico??????? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário