terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Acordando sem Dores... (wake - réveiller - wakker worden)


Diariamente, ouvimos dos nossos mais próximos, várias queixas sobre algumas dores ao acordar. Dói o braço, o punho, a região lombar, o pescoço, ombros, joelhos, além de dormências em algumas regiões do corpo, inclusive na cabeça.

- “Sinto que estou enferrujado”. - Essa é a frase pronunciada mais comumente nas conversas onde a queixa matinal é a tônica.

Acontece que algumas coisas são bem óbvias, mas ainda passam despercebidas por nós. Foi-nos ensinado que dormir é um ato que nos leva ao relaxamento. Não é mentira, mas também não é uma verdade absoluta. O ideal é dormir após o relaxamento. Seria muito bom se todos pudessem adquirir o hábito de fazer algum tipo de relaxamento e alongamento antes de dormir.

Durante a jornada diária passamos por muitas tensões emocionais que produzem instintiva tensão nos músculos. Casa emoção tende a concentrar-se em um grupo muscular, conforme já abordei em outro texto nesse Blog. As tensões vão se acumulando em nosso corpo e quando chegamos em casa, cansados, e nos jogamos na cama, guardamos essa tensão para o dia seguinte. Fator acumulativo.

Bom seria fazer uma curta série de alongamentos, exercícios respiratórios, katas (série de movimentos ensinados nas artes marciais), Do-In, tai-chi ou qualquer outra atividade que nos livre das amarras corporais trazidas da labuta. Qualquer uma atividade que provoque o relaxamento é ideal para agraciar nossa noite de sono. As atividades passivas também são bem vindas como a massagem, por exemplo. Ah... claro, as atividades sexuais também podem ser relaxantes.

Primeiramente vamos investigar se o nosso colchão e o nosso travesseiro são indicados para o nosso biótipo.

Depois de pensarmos nas possibilidades do relaxamento, devemos nos atentar para o posicionamento na cama, talvez esse seja o maior gerador das dores e incômodos matinais. A posição que seu corpo assume ao dormir é a principal condição geradora dos inconvenientes corporais. Vejamos:

Dormir com a cabeça encostada na cabeceira da cama, direto na madeira, vai gerar torcicolos e dormência no couro cabeludo. Dormir com a cabeça dependurada porque o travesseiro é muito baixo, ou com a cabeça erguida porque o travesseiro é muito alto, vai gerar torcicolos e dores na musculatura dos ombros e pescoço. Se essa posição for a de toda noite, com o passar do tempo, essa dormência e/ou dor, vai se estender para os braços.

Dormir sobre o ombro, deslocando-o para frente, vai causar dor ao acordar e, se essa for a sua posição de dormir, a dor o acompanhará por todo o dia, além de provocar sérios danos na estrutura que prende o braço ao corpo.

Dormir com o braço, ou mão, preso debaixo do travesseiro, posição natural para quem dorme de barriga para baixo, vai deslocar o ombro e trazer dores intensas no punho e mão, algumas vezes acompanhada de dormência também. Deixar a perna solta, fora da cama, deixando joelho como ponto de apoio, vai gerar uma dor alucinante na parte interna do joelho, que o acompanhará por todo o dia.

Alguns dormem com o tronco virado para um lado e os quadris para o outro, provocando uma torção no corpo. Esse hábito gerará uma lombalgia crônica e poderá correr pela perna uma dor ou dormência.

Bem, seria exaustivo citar todos os casos que conhecemos. Cito aqui apenas os mais recorrentes, mas quero ressaltar que corrigir a postura de dormir é fundamental para a saúde física e mental, e para se livrar de tantas dores batizadas como idiopáticas.

Pois bem, algum leitor está pensando na dificuldade que é mudar um hábito de vida, especialmente a posição de dormir. É verdade, mudar hábitos é reencontrar-se consigo mesmo, e isso é coisa que não habituamos a fazer, porém não é impossível, basta calcularmos a relação “Custo x Beneficio” para tentarmos a mudança.

Para os que dormem acompanhados, podemos pensar na hipótese de solicitar ao companheiro(a) do lado que os ajude, te acordando para a devida correção da posição corporal. Podemos também, ao deitarmos para dormir, dar comandos para nossa mente não permitir aquela posição incorreta que estamos acostumados. Parece subjetivo, mas funciona perfeitamente. A prática é o caminho da disciplina.

Seu corpo tem total interesse em não dormir daquela maneira em que ele sofre por toda a noite. Ele só permanece assim porque nossas tensões emocionais determinam a nossa postura física, inclusive ao dormir. Todo aquele que tentar fazer essa correção postural ao dormir perceberá que, além de acordar sem dores, perderá algumas das suas fraquezas emocionais, que serão corrigidas, instintivamente, ao mudar seu hábito de dormir.

Somente à título de curiosidade, podemos lembrar a posição da Estrela Falange (Falinge para alguns). Essa é a posição de se deitar de barriga para cima, com os braços e pernas abertos, imitando a estrela de 5 pontas. Permanecer ou dormir nessa posição liberta-nos dos medos e inseguranças. Vale o teste.

Nada impede que, ao levantarmos, possamos repetir nossos exercícios para acordar o corpo.

2 comentários:

  1. Comecei a praticar, esses exercícios logo após deixar o trabalho, diminuiu as dores na coluna e na músculos das pernas, ombros.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, que bom que está praticando. continue. Muitas melhoras ainda estão por acontecer, não interrompa. Obrigado por deixar seu comentário.

    ResponderExcluir