domingo, 8 de maio de 2011

Do Feudal ao Atual... (ovládanie - randi)

No Japão feudal existia uma classe muito especial de guerreiros, era a classe dos Samurays. Eles viviam com extrema fidelidade ao seu código moral - BUSHIDO (o caminho do guerreiro). Eram valores morais que, ao que me parece, não chegaram fluentemente aqui no ocidente. Esse Código de Conduta influenciou tão fortemente aquela raça que em 1603 seus aspectos foram formalizados no Direito Feudal japonês. Acreditando que são valores importantes também para nossa raça, apresento o Código de Honra do Samuray - BUSHIDO - e seu juramento. De alguma coisa pode nos valer.

HONRA (MEIYO): É a qualidade essencial. Ninguém pode pretender ser Budoka (guerreiro no sentido nobre da expressão) se não tiver uma postura honorífica. É da honra que partem todas as outras qualidades. É ter um código moral e um ideal, de maneira a ter sempre um comportamento digno e respeitável.

FIDELIDADE (CHUU): Não pode existir honra sem fidelidade e lealdade em relação a certos ideais e para quem os partilha. Ela simboliza a necessidade de cumprir as promessas.

SINCERIDADE (MAKOTO): A fidelidade necessita de sinceridade nas palavras e nos atos. A mentira arrasta a desconfiança que é a origem de todas as separações. Nas artes marciais a saudação é a expressão dessa sinceridade, é o sinal daquele que não esconde os seus sentimentos e pensamentos, que sabe ser autêntico.

CORAGEM (YUU): A força da alma que permite enfrentar o sofrimento chama-se Coragem. É essa Coragem que nos leva a fazer respeitar o que aos nossos olhos nos parece justo, e que apesar de medo e receio nos permite enfrentar os obstáculos.

BONDADE (JIN): A bondade é um sinal de coragem e que mostra um grande sentido de humanidade. Ela leva-nos a ser atento para com o próximo e ao que nos rodeia, a ser respeitoso para com a vida.

HUMILDADE (KEN): Saber ser humilde, isento de orgulho e vaidade, sem fingir, são garantias da modéstia.

VERTICALIDADE (TADASHI ou SEI): Seguir a linha do dever e nunca mais se desviar. Lealdade, honestidade e sinceridade são os pilares dessa verticalidade.

RESPEITO (REI): A verticalidade dá origem ao respeito para com o próximo. A gentileza é a expressão desse respeito para com o próximo quaisquer que sejam as suas qualidades, fraquezas ou posição social. Saber tratar as pessoas e as coisas com decência e respeitar o sagrado é o primeiro dever de um Budoka.

CONTROLE (SEIGYO): Qualidade essencial para todo guerreiro, representa a possibilidade de dominar os nossos sentimentos, impulsos e controlar o nosso instinto. É um dos principais objetivos da prática das artes marciais, porque condiciona toda a nossa eficácia.


Não tenho Pais, Faço do Céu e da Terra meus Pais.

Não tenho Lar, Faço do *Saika Tandem meu Lar.

Não tenho Poder Divino, Faço da Honestidade meu Poder.

Não tenho condutas, Faço da Humildade minha maneira de relacionamento.

Não tenho Poder Mágico, Faço da minha Personalidade minha magia.

Não tenho vida nem morte, Faço da eternidade a minha vida e a minha morte.

Não tenho Corpo, Faço da Coragem meu corpo.

Não tenho Olhos, Faço do Relâmpago meus olhos.

Não tenho Ouvidos, Faço da sensibilidade meus ouvidos.

Não tenho Membros, Faço da vivacidade meus membros.

Não tenho Leis, Faço da auto proteção minha lei.

Não tenho Projetos, Faço da Oportunidade meus planos.

Não tenho estratégia, Faço da Liberdade de matar e de ressuscitar minha estratégia.

Não sou um Prodígio, Faço do Respeito à verdadeira Doutrina meu milagre.

Não tenho Dogmas Rígidos, Faço da Adaptabilidade a todas as coisas o meu Princípio.

Não tenho Forma, Faço da Astúcia minha forma.

Não tenho Milagres, Faço da Justiça meus milagres.

Não tenho Tática, Faço da rapidez minha tática.

Não tenho amigos, Faço da Mente meu amigo.

Não tenho Inimigo, Faço da Imprudência meu inimigo.

Não tenho Armadura, Faço da minha sinceridade e retidão minha armadura.

Não tenho castelo fortificado para me defender, Faço da minha sabedoria meu castelo.

Não tenho espada, faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.

*HARA e SAIKA-TANDEN: HARA e SAIKA-TANDEN não são a mesma coisa.
HARA significa simplesmente "abdômen, barriga ou estômago", um termo muito informal e pouco educado e de onde não há energia que possa ajudar em qualquer técnica a ser feita de forma mais (ou menos) potente.

SAIKA-TANDEN (também conhecido apenas por TANDEN), por outro lado, é o ponto abaixo do umbigo que é o foco para as técnicas de meditação. Nele há energia envolvida!

Não é aconselhado usar a palavra HARA quando se refere à energia e arte marcial, em vez disso, usa-se SAIKA-TANDEN (ou TANDEN).

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