sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quem bate é o Frio... (froid - chill - Việc làm)

O inverno está chegando e começamos a sentir seus efeitos. Os encontros acontecem em ambientes fechados onde fica fácil o contágio aéreo. As janelas fechadas e pouca ventilação causam males nessa época do ano. Mesmo usando roupas que ajudam o aquecimento corporal a friagem penetra em nosso corpo e causa danos que serão expostos até na próxima estação.

Alguns cuidados são importantes para não sofrermos choques térmicos: A abertura de geladeiras sem entrar com o corpo nelas; levar a roupa para dentro do banheiro para sair vestido após o banho; estar sempre calçado, pois os pés são uma importante entrada de friagem; manter um roupão à beira da cama para nos proteger ao levantarmos durante a noite ou madrugada; sair da cama, debaixo de cobertas, e abrir as janelas expondo o peito ao golpe de vento, dentre outras.

Caso tenhamos sido alvejados pela friagem, podemos obter bons resultados contra esse agente perverso que penetrou em nosso corpo, de várias maneiras, porém existem duas bem eficazes e simples.

A primeira é um escalda-pés. Essa técnica milenar pode ser realizada, preferencialmente antes de dormir, com um balde ou bacia e água morna onde repousaremos os pés para aquecê-los. É uma técnica simples, quase sem custos e de ótimo resultado. Além de queimar a friagem do corpo, provoca extremo relaxamento após um dia de tensão física e emocional. Ajuda contra dores de cabeça e fluxos menstruais retidos. É importante lembrar que essa técnica exige resguardo, pois não devemos aplicá-la e pisar em chão frio ou expor o corpo à friagem. Ideal é que após seu emprego possamos deitar para dormir.

Essa técnica não é indicada para indivíduos hipotensos ou que possuem machucados e/ou feridas abertas na região a ser banhada.

Se objetivar um efeito maior, podem ser acrescentadas algumas ervas maceradas na água. A Camomila (chamomilla recutita) para efeitos analgésico e sedativo; o Zimbro (juniperus communis) para efeito relaxante muscular; o Alecrim-do-campo (baccharis dracunculifolia) para efeito estimulante; a Cavalinha (equisetum arvense) para efeito remineralizante; a Tília (tília cordata ou tília plathyfyllos scopoli) para efeito sedativo, circulatório e regenerador.

A segunda técnica é o Chá de Erva-Cidreira (melissa officinalis). Tomar o chá morno dessa erva é bastante indicado contra a friagem. Além de queimar a friagem interna, essa erva possui efeito que ajudam contra a ansiedade, cólicas intestinais, catarros crônicos, fadiga, flatulência, insônia, tosse, dentre outras manifestações.

O uso desse chá não deve ser realizado por hipotensos e não dispensa a orientação de um profissional de saúde. Para sintomas persistentes não deve ser utilizado como auto medicação. Como todas as plantas têm um potencial tóxico, esse chá é indicado para ser preparado da seguinte forma: infusão de 25 a 50gr. de folhas verdes em um litro de água e tomar 3 ou 4 xícaras ao dia; infusão de 2 colheres das de chá de folhas secas em 250ml de água, tomar essa dose duas vezes ao dia. O ideal é tomar chá sem açúcar, mas para quem precisa temperar pode usar o mel como adoçante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário