quarta-feira, 29 de maio de 2013

Saúde e Longevidade... (longevity - longévité - jangka hayat)


De acordo com a medicina chinesa não é possível às pessoas manterem-se saudáveis se não respeitarem os ciclos da natureza em que se encontram. Mais uma vez surge o conceito de microcosmos e macrocosmos e a teoria dos cinco elementos. Mas o que significa isto realmente?

Considere-se o leitor como o microcosmos. O Macrocosmos será composto pelo seu agregado familiar, pelos seus colegas de trabalho, pelas condições em que trabalha, pela região geográfica onde se encontra, pelas estações do ano, etc… No fundo, tudo aquilo que possa ter relação com o ser humano, direta ou indiretamente, pode considerar-se como o macrocosmos.

Os chineses desenvolveram teorias que lhes permitia compreender e prever os ciclos da natureza como a teoria dos 5 elementos. Adaptaram os ciclos da natureza ao ser humano de forma a compreender os mecanismos patológicos que observavam. Acredita-se, na medicina chinesa, que as atividades vitais são influenciadas pelas leis da natureza. Todas as atividades fisiológicas formam padrões similares aos observados na natureza.

Uma dessas leis é a lei dos 5 elementos. Imagine que é Inverno e está muito frio. O nosso corpo tem capacidade de aguentar uma determinada quantidade de frio (que pode variar consoante os hábitos de uma pessoa. Um angolano criado em Angola não aguenta tanto frio como um siberiano criado na Sibéria). Agora imagine que se encontra dentro de uma casa muito aquecida e está vestido só com uma camisa manga-cava. De um momento para o outro precisa de ir lá fora mas esqueceu-se de se agasalhar convenientemente. Ao passar de um ambiente aquecido para um ambiente frio, sem proteger o corpo, arrisca-se mais a ficar doente.

A doença surge como resultado de não ter respeitado as leis da natureza. No Inverno devemos aquecer o corpo e mover o qi e o sangue pois a estação do ano é fria. Mas também devemos saber adaptar o corpo à estação do ano de modo a permitir-lhe aguentar melhor. A mudança repentina de ambiente não deu tempo ao corpo de se adaptar e a doença surgiu como consequência.

A relação que o leitor (neste exemplo imaginário) criou com o ambiente circundante não foi homeostática e, consequentemente, a harmonia interna do organismo quebrou-se.

Esta harmonia é essencial para se manter o estado de saúde. O estado de saúde, por seu lado, é essencial para se atingir a longevidade. O aparecimento sistemático de doenças destrói a capacidade do corpo de se regenerar e acelera os processos que desencadearão o envelhecimento.

Quando a medicina chinesa fala da importância da harmonia existente entre saúde e longevidade não se refere unicamente à exposição ao frio e ao calor. Não se esqueça que falamos de como uma pessoa (microcosmos) interage no seu meio ambiente (macrocosmos).

Automaticamente a harmonia entre a psicologia humana e a fisiologia humana devem estar em equilíbrio. Isto significa que a violação das leis da natureza pode afetar o psíquico. As afecções psíquicas, por seu lado, podem desencadear diversos problemas físicos. Basta o leitor tentar pensar em algum amigo cujo sintoma físico (dor, vômitos, dificuldade respiratória, etc…) pode ser agravado por estados de irritabilidade. Da mesma forma que os problemas mentais podem desencadear queixas físicas, estas podem ser tratadas ou atenuadas com acompanhamento psicológico.

Outro aspecto importante para a compreensão da harmonia em medicina chinesa tem a ver com o movimento do Qi. Considera-se que cada órgão (baço, fígado, pulmão, etc…) possui Qi com um movimento próprio. A violação das leis da natureza pode prejudicar este movimento gerando diversas maleitas.

Por exemplo, o movimento natural do Qi do estômago é descendente enquanto que o do baço é ascendente. Uma vida de grande estresse (onde não é respeitada a necessidade de descanso da pessoa, nem se adapta essa necessidade ao ambiente e às estações do ano) e irritabilidade (em consequência do trabalho ou de problemas familiares) pode gerar uma padrão patológico conhecido com estase de Qi do Fígado. Caso este padrão de estase afete o baço e o estômago, o movimento natural do Qi destes órgãos fica afetado.

Em consequência o Qi do baço deixa de subir e começa a descer surgindo a diarréia e o Qi do estômago deixa de descer começando a subir e surgindo o vômito. Neste caso teríamos uma pessoa cujos estados de irritabilidade poderiam desencadear episódios de diarréia e vômitos. A harmonia do ciclo do Qi de cada órgão foi quebrada e a doença instalou-se.

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