sexta-feira, 27 de julho de 2012

Homem-camelo... (renal - baldness - wrinkles)

Certa vez, passei por uma experiência profissional que considerei interessante. Após atender uma senhora e ouvir atentamente todas as suas queixas, percebi que apenas um aconselhamento seria o suficiente para salvá-la dos vários males que a afligiam.

Não pesando duas vezes, após ouvi-la, aconselhei.

– Beba água. Vá aumentando, lentamente, seu consumo diário de água ate chegar a 2 litros por dia!

Após o termino da consulta, a referida senhora saiu da casa onde estava estabelecida minha clínica e ao passar na calçada, embaixo da janela onde ficava o consultório, ouvi seu comentário com sua amiga acompanhante:

- “Até que ele é educado, mas não entende de saúde, pois não sabia me receitar nada e mandou-me beber água.”

Nesse comentário ficou óbvio seu descontentamento com a consulta e, claro que ela não voltou mais para os meus cuidados. Incrivelmente, 5 anos passados, ela me procurou para ajudá-la em um tratamento de hemodiálise ao qual estava se submetendo. Como bom discípulo da vida, depois dessa experiência, nunca mais fiz aconselhamentos dessa maneira. Aprendi a hidratar meus queridos de outra forma.

Antes de finalizar sobre a importância da água, quero apresentar algumas curiosidades sobre o corpo:

Nascemos em um planeta com 2/3 de água. Viemos de algumas gotinhas de água (esperma). Somos gerados em um saco com água (bolsa amniótica). Nosso corpo tem 70% de líquidos que representam, aproximadamente, 50% do nosso peso. Nosso corpo carrega cerca de 4 litros de sangue para irrigar uma rede de 200.000 quilômetros de veias, artérias e capilares.

Um corpo bem hidratado mantém de 120.000 a 150.000 fios de cabelo e permite que eles cresçam, em média, 20 centímetros por ano. Para que o cérebro mantenha perfeitamente suas funções, ele precisa trocar mensagens a 385 km/h. Isso ocorre somente sob ótima hidratação.

O coração bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia. Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. A água é o veiculo para formação do sangue.

O estômago de uma pessoa adulta tem capacidade, em média, de 2 litros, mas pode se contrair ou se expandir, conforme houver necessidade. Durante a digestão ele precisa de ácidos para ajudar sua função e esses ácidos estão na forma líquida.

O nariz pode perceber até 6.850 cheiros diferentes, desde que esteja com a devida umidade. Quando espirramos, o ar sai pelo nariz a 160 km/h. O espirro é um recurso para expulsar agressores e a umidade determina a qualidade dessa expulsão.

O olho, uma bolinha cheia de água, precisa manter-se com determinada pressão interna para gerar ângulos que determinaram a qualidade da nossa visão. Já o cílio dura de 90 a 150 dias e depois cai. Cada olho tem 200 cílios. Essa matemática é mantida pela hidratação.

Por meio da escamação natural da pele, uma pessoa perde, em média, 1gr. de pele por dia. É o maior órgão de nosso corpo, medindo 2m² num adulto médio. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos. É composta por: Epiderme: é a camada visível, formada por células mortas ou prestes a morrer. Derme: fica logo abaixo da epiderme e contêm a raiz dos pêlos, terminações nervosas e vasos sangüíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele. Hipoderme: onde ficam as gorduras, as veias e os músculos.
A qualidade e características da pele se dão pela quantidade de água ingerida e carreada para sua superfície.

Os 2 pulmões têm 300.000.000 de alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas. Se fossem espalhados pelo chão, cobririam uma quadra de tênis. Para uma boa respiração e oxigenação ele precisa estar muito bem hidratado.

A saliva precisa de água para ser produzida. A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé. As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda. Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas. Claro que tudo isto só é possível se o corpo estiver com suficiente quantidade de água.

O intestino delgado mede de 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é três vezes mais largo. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio de urina, suor e respiração. Para o bom funcionamento dos intestinos a água é fundamental.

No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura.

Iríamos à exaustão se fossemos nos dedicar a relatar a importância da água em nossa vida. Podemos perceber que se ingerirmos 2 litros/dia de água, estaremos apenas pagando nossa dívida com o corpo. Para os corpos tropicais, os atletas e os que trabalham sob a incidência direta do sol, essa dosagem de água pode ser aumentada.

Pela prática profissional, creio que, no mínimo, 40% das mazelas que nos afligem não existiriam se mantivéssemos uma hidratação correta. Gostaria que os visitantes desse blog fizessem um teste, aumentando a ingestão de água, e que depois registrassem aqui suas experiências.

Dizem alguns estudiosos do assunto que viemos do macaco, já outros dizem que viemos do mar, há quem diga até que viemos de outro planeta, mas do camelo ninguém disse ainda. (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário