A pessoa que procura a ajuda do profissional da saúde, além de sofrer de uma série de alterações orgânicas, freqüentemente enfrenta problemas de ordem familiar e social. Sua doença orgânica dificulta-lhe a adaptação e integração ao mundo das grandes cidades, onde cada homem vai sendo aos poucos reduzido à condição impessoal de um número, vai perdendo a sua identidade humana.
Pela influência da ansiedade e tensão do mundo moderno, temos alterações no ego, no inconsciente, no subconsciente e no consciente. Na antigüidade praticou-se a medicina nos templos. Podemos dizer que era uma medicina psicossomática. Mais tarde negou-se a existência da alma, tratando somente o soma, sem levar em consideração a psique. A esta atitude seguiu-se exatamente o contrário: Hoje tudo é psique. Tudo é influenciado pelo psiquismo. Parece, no entanto que estamos no fim deste período.
Hipócrates já mencionou os 4 humores que se expressam nas manifestações psíquicas, assim como os chineses conhecem, para cada órgão um correspondente psíquico. A doença mental modifica muitas vezes todo o organismo. A organização mental é paralela à organização física. Todas as vísceras são capazes de exercer uma ação sobre as manifestações psíquicas.
Segundo o Nei King, as perturbações psíquicas, as emoções, podem perturbar diretamente os órgãos, podendo-se dizer que atacam primeiramente a parte Yin de cada órgão.
A China ensina que o psiquismo não é separado dos órgãos, é primordial e deve ser apreciado em primeiro lugar. Psiquismo é Yang e como tal depende da força Yang que é ar e luz, que por sua vez é alimentado pela força Yin que depende dos alimentos e da terra. Aí temos uma interpenetração constante.
- O Baço/Pâncreas sobre o consciente, concentração em matemática e compreensão.
- O Rim sobre a decisão, indecisão, dúvida.
- O Fígado sobre a ação, inveja e ciúme.
- Os Vasos Governador e Concepção sobre idéias falsas.
Como temos influência orgânica sobre o psíquico temos também a influência psíquica sobre a função orgânica. Pode-se agir sobre o psiquismo pelos órgãos e sobre os órgãos pelo psiquismo. A energia vital na sua totalidade tem influência sobre o psiquismo. Os sentimentos atuam causando insuficiências ou plenitudes.
Os sentimentos que causam plenitude, excesso Yang: Descontentamento, Pesar, Obsessão, Preocupação, como também Silêncio e Ociosidade.
Os sentimentos que causam insuficiência, vazio Yin: Alegria, Emoção, Medo e também Fadiga.
Todo homem é Yang e Yin e é a ligação entre céu e terra. "Ele obtém da terra o seu sangue e do céu a sua respiração. Ele tem os dois ritmos - o pulso e a respiração, que constituem dentro dele a vida." (Marcel Granet).
Assim pode-se dizer que a personalidade se forma pela boa função dos órgãos. Especialmente o órgão mais Yang dos órgãos, o Coração, que conserva a energia mental, e o órgão mais Yin, o Rim, que conserva a vontade. Os Pulmões conservam o fluido vital, o Fígado é considerado a sede das emoções da alma, o Baço/Pâncreas concentra o pensamento.
Vê-se que a mesma regra dos 5 elementos, válida para função orgânica é válida também para os sentimentos:
- A alegria produz a serenidade que por sua vez produz a preocupação, esta produzindo o medo, que gera a cólera, que volta a gerar alegria. Este é o ciclo de criação.
- No ciclo de dominação vemos que a alegria domina a mágoa, a mágoa extingue a cólera; a cólera liqüida com a serenidade; esta por sua vez, abranda os medos e o medo impede a alegria.
Passando aos órgãos podemos dizer:
1. O Baço/Pâncreas forma o caráter fleumático e causa na sua plenitude, a serenidade e a calma. O oposto é a obsessão e a angústia.
2. O Pulmão forma o caráter sanguíneo, com sua expansiva estima de si mesmo, o oposto é a preocupação, o desgosto.
3. O Fígado é considerado como o formador do colérico, é a animação, a atividade. O oposto é a agressividade, a cólera.
4. Ao Rim atribui-se a formação do caráter melancólico, produz a concentração, a decisão, a vontade. O oposto é o medo.
5. O Coração é a ligação destes 4 caracteres. É a soma de sensibilidade, alegria e decisão. Assim também se compreende a ação dos sentimentos sobre a energia.
Segundo Soulié de Morant:
Pela alegria a energia da Circulação é diminuída;
O desgosto, a preocupação esvazia o Pulmão;
O receio, o medo, diminuem a função renal;
A cólera aumenta a energia do Fígado;
A obsessão esvazia o Baço/Pâncreas;
A emotividade perturba o Coração.
Características particulares das entidades viscerais:
Baço/Pâncreas
- Representa a intuição, a memorização.
- É adquirido e cresce com as experiências e com o autoconhecimento.
- Em excesso indica: Excesso de calma e tranqüilidade.
- Fixação no passado, idéias fixas e sem realizações.
- Insuficiente indica: Falta de memória, "branco", ansiedade (inquietude).
Coração (Shen)
- Representa a razão.
Há dois tipos de Shen:
a) O Shen individual - Representa a inteligência individual.
b) O Shen universal - Inteligência global ou coletiva.
- Excesso indica: Excitação mental, dificuldade de concentração; alegria exagerada; riso exagerado, histérico.
- Insuficiência indica: Abatimento, ainda não é tristeza, é como uma dor forte que não dá para disfarçar; Timidez em indivíduos não tímidos normalmente. O indivíduo tem muitas queixas e se alonga nas respostas; fala gemendo e apresenta incapacidade de fazer esforços.
Fígado
- Representa a imaginação
- Excesso indica: - Cólera, ira, raiva.
- Insuficiência indica: Falta de imaginação e coordenação de idéias e de capacidade de expressão. O próprio indivíduo percebe que tem dificuldade de se expressar.
Rim
- Representa a força de vontade, determinação, capacidade de execução das intenções, espírito de decisão.
- Excesso provoca: Autoritarismo (problemas de próstata, neoplasias), Temeridade (arrisca coisas importantes sem pensar).
- Insuficiência provoca : Medo, indecisão, angústia, ausência de propósitos (coisas que interessavam, não mais empolgam), fraqueza de caráter (mentiras e confusão).
Pulmão
- Representa os instintos, a inteligência vital.
- Excesso provoca: Agressividade, tristeza, obsessão pelo futuro.
- Insuficiência provoca: Medo, desinteresse, perda do instinto de conservação e dos reflexos de defesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário